Sentir-se sozinha e estar sozinha não é uma coisa só. Muitas mulheres podem passar um tempo sozinhas, mas não se sentir sozinhas, enquanto outras mulheres podem estar sentadas ao lado de seus maridos assistindo filmes juntos e se sentindo sozinhas. A solidão engloba a rejeição, o abandono e o vazio, enquanto o tempo permite a liberdade de fazer algo que você gosta na companhia de você mesmo, diz o Dr. Gail Saltz, psiquiatra e autor de best-sellers.
Back in Time -
Antigos sentimentos de rejeição e abandono que sobraram da infância podem surgir quando a novidade do casamento se esgotou. Ganhar autoconsciência é importante quando se lida com a sua solidão, pois você está colocando expectativas em seu marido que ele provavelmente não pode encontrar, e possivelmente causando tensão em seu casamento. Mark Epstein, M.D., psiquiatra e autor de "When Love Gets Lonely", publicado no site da Oprah, recomenda sentir e sentar-se com a sua solidão para ter uma noção dos pensamentos e julgamentos que surgem. Por exemplo, quando seu marido sai com amigos, que pensamentos levam à sua solidão? Depois de ter sua resposta, você achará mais fácil trabalhar em soluções.
Reavivar as Chamas
A vida muda, e seu casamento pode precisar de uma recarga para alcançar outras áreas da vida. Lidar com empregos, filhos, sua casa e talvez pais idosos, você pode ser mais como colegas de trabalho lutando para chegar a um prazo que marido e mulher. Neste caso, a sua solidão é provavelmente a falta de compartilhamento e comunicação, diz o Dr. Saltz. Reserve um tempo para conversar um com o outro a cada semana. Toque seu ombro ou sua bochecha enquanto fala com seu marido. Surpreenda-o, estabelecendo uma data especial para vocês dois. Considere a possibilidade de reviver seu primeiro encontro para reconectar e trazer de volta alguns dos sentimentos do passado.
Espelho, Espelho
Sua solidão pode não ter nada a ver com seu casamento, mas tudo a ver com seu senso De si mesmo. As mulheres que estão sozinhas em seus casamentos podem não se sentir confortáveis em estar com elas mesmas e podem sofrer de baixa auto-estima, diz Mary Ellen Copeland, autora de "The Loneliness Workbook". Essas mulheres geralmente precisam de companhia constante, lutam com sentimentos de rejeição quando sozinhas e esperam pelos outros antes de se engajar em uma atividade, diz Copeland. Embora seu casamento não esteja necessariamente em perigo, é provável que você precise encontrar maneiras de lidar com os sentimentos evocados por seu isolamento.
Medo de sua sombra
Sua solidão pode derivar de sentimentos de dependência e carência, de acordo com para o Dr. Saltz. Observe o que você é apaixonado e desenvolver seus próprios interesses fora do seu casamento. Conheça a si mesmo e pratique estar sozinho, pois isso ajudará a diminuir a dependência e a necessidade. Faça uma lista que inclua coisas que você queria experimentar ou atividades que você gosta. Alguns exemplos incluem ler romances, ouvir música, fazer longas caminhadas na natureza e contemplar estrelas. Quando a solidão atacar, utilize sua lista em vez de esperar e esperar que seu marido alivie sua solidão. Compartilhe suas experiências com o marido como uma maneira de se conectar com ele em um nível positivo.