Em uma era da energia renovável, onde há um crescente interesse em fontes de energia que são naturais e ambientalmente amigáveis, a água do mar também está tomando seu lugar e se tornando uma fonte natural de energia para vários usos de alta tecnologia. A quantidade de água do mar disponível é vasta; cada um dos continentes da Terra está cercado por uma resposta mais limpa, segura e eficiente às necessidades de energia do planeta, de acordo com a Ocean Power Technologies, uma empresa de energia renovável com sede em New Jersey especializada na tecnologia de energia das ondas.
Wave Energy
Talvez o mais novo uso da água do mar seja a tecnologia de energia das ondas. Empresas como a Ocean Power Technologies estão usando o poder das ondas para criar eletricidade. Bóias de alta tecnologia subindo e descendo nas ondas usam esse movimento natural para produzir eletricidade. A empresa está trabalhando em um projeto de energia das ondas na costa de Reedsport, Oregon, onde uma bóia na água começará a produzir eletricidade até o final de 2010, de acordo com Philip Pellegrino, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para Ocean Power Technologies.
A empresa adicionará nove boias ao projeto até o final do ano em 2011, de acordo com Pellegrino. A empresa também tem boias de energia das ondas na costa de Nova Jersey e no Havaí. “ A tecnologia está em estágio inicial e o que estamos fazendo é aprender com os esforços de demonstração que estamos fazendo em todo o mundo, e melhorando gradualmente capacidade e operacionalidade das bóias de potência que estamos implementando, ” Pellegrino disse.
Maré e Energia Marinha Atual
A forma como a água do mar se move na forma de correntes oceânicas e a maré entrando e saindo é outra fonte de energia. A melhor fonte de energia de corrente marinha nos EUA está na costa do Golfo, em torno da ponta da Flórida, informou o Departamento de Energia dos EUA (DOE). A energia das marés naquela área poderia fornecer 35% das necessidades de eletricidade para o estado da Flórida, informa o departamento. Essas tecnologias ainda estão sendo testadas e, a partir de 2010, estavam em fase de protótipo, de acordo com o DOE.
Basicamente, essas tecnologias usam turbinas subaquáticas que são instaladas no fundo do oceano para Capture as correntes da mesma maneira que as turbinas eólicas captam energia eólica. Pode haver ainda mais potencial nas correntes de água do mar porque a água do oceano é mais de 800 vezes mais densa que o vento, segundo o departamento.
Ocean conversão de energia térmica -
conversão de energia térmica oceânica é um processo que usa calor armazenado na água do mar do oceano para gerar eletricidade. Embora pareça alta tecnologia, não é novidade. Origens do processo de transformar o calor do oceano em energia datam da década de 1880 e a pesquisa chegou aos EUA na década de 1970 no Havaí, de acordo com o DOE.
Conversão de energia térmica oceânica funciona melhor quando há uma diferença de temperatura de 36 graus Fahrenheit entre a camada superior do oceano, que é mais quente, e a água profunda e fria do oceano, informa o DOE. Os processos de conversão de energia térmica dos oceanos normalmente colocam a água do mar quente em recipientes pressurizados, forçando-a a ferver e criando vapor que transforma turbinas e produz eletricidade. , , ] ]