De acordo com MayoClinic.com, a prata coloidal é composta de pequenas partículas de prata suspensas em líquido. A prata é idêntica ao metal que é usado para fazer jóias, obturações dentárias e prataria. Alguns fabricantes de produtos de prata coloidal afirmam que a prata coloidal pode efetivamente tratar mais de 600 doenças e condições, incluindo caspa e dermatite. Mas a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos alertou que essas alegações são falsas.
O site Diagnose-Me afirma que a prata coloidal "é conhecida por ser eficaz contra mais de 650 microorganismos causadores de doenças". Afirma-se ser eficaz para tudo, desde acne e artrite a hepatite e herpes, a pé e tuberculose. Mas Stephen Barrett, MD, no site Quackwatch, diz que apenas alguns produtos de prata coloidal demonstram propriedades antibióticas em testes de laboratório, e os resultados de laboratório não significam necessariamente que a prata coloidal é segura ou eficaz em humanos.
A perda de cabelo, incluindo a calvície de padrão masculino, é muitas vezes devido à hereditariedade. De acordo com MayoClinic.com, outras causas de perda de cabelo incluem inflamação danos aos folículos, uma doença auto-imune, sem causa conhecida, um choque para seu sistema de trauma físico ou emocional, medicamentos, má nutrição e doença.
Argyria
Ação do Governo
A FDA dos EUA eo governo australiano tomaram inúmeras ações contra os fabricantes de coloidal produtos de prata, exigindo que um número deles pare de fazer declarações falsas para seus produtos. Em 2002, a Australian Therapeutic Goods Administration determinou que os produtos de prata coloidal não poderiam ser comercializados sem a comprovação de que são seguros e eficazes. A agência baseou seus resultados na falta de evidência para apoiar as alegações terapêuticas feitas para produtos de prata coloidal e o risco de toxicidade da prata para os consumidores.
Considerações
Se você está preocupado com a perda de cabelo, consulte seu médico . Existem medicamentos que podem ajudar a regenerar o cabelo, dependendo do tipo de calvície. Existem também alguns tratamentos para problemas no couro cabeludo que podem estar causando ou contribuindo para a perda de cabelo. Mas a prata coloidal não é a resposta.
Como diz a internista da Mayo Clinic, Brent Bauer, "a prata coloidal não é considerada segura ou eficaz para nenhuma das alegações de saúde que os fabricantes fazem". Além disso, o uso excessivo de prata coloidal não só pode tornar a pele azul-acinzentada, como também pode causar convulsões, outros distúrbios neurológicos, danos nos rins e irritação da pele.