A queratina é uma proteína estrutural fibrosa encontrada na pele, cabelo e unhas humanas. Também faz parte do reino animal e é encontrado em aves, retiles, anfíbios e mamíferos. É usado em produtos para os cabelos, alimentos para animais e fibras para têxteis. O uso final da queratina é determinado pela fonte de fibras de queratina.
Cascos de Animais
A queratina pode ser encontrada nos cascos dos animais. Ele pode ser desfeito ou usado em uma variedade de produtos, como cola e produtos para cabelo. Adesivo de casco ainda é usado em madeira. Cascos de animais em ebulição por um período prolongado é a forma como a cola é feita, de acordo com a WoodBin, um site de marcenaria DIY.
Cascos em pó são usados como um agente nutritivo na alimentação animal. Um estudo de 1946 do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Agricultura da Universidade de Wisconsin-Madison alimentou galinhas e ratos que continham de 30 a 40% de cascas em pó. Eles descobriram que os animais que alimentam o alimento suplementado com cascos tinham um crescimento substancial.
Uma empresa neozelandesa, Keratec, está usando queratina de fibras de lã para produtos ortopédicos, de reparação de tecidos humanos e produtos de consumo. Ele usa uma forma natural de queratina chamada "Queratina Funcional" para usos biomédicos. Também possui uma linha de produtos para cuidados pessoais feitos a partir da fibra de lã queratina. Estes incluem produtos para a pele, cabelos, mãos, unhas, olhos e pés.
Pele Humana
A queratina está na pele humana e um problema em laboratórios e salas limpas. A contaminação com queratina, de acordo com o Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, é uma batalha constante nos laboratórios de espectrometria de massa. Para resolver o problema, os gabardines de laboratório e as luvas devem ser usados o tempo todo no laboratório. Isso ocorre porque a queratina da pele humana se desprende facilmente em um processo de derramamento natural.
A Teia de Aranha
A proteína de queratina da teia de aranha é semelhante à proteína de queratina da seda. Devido ao baixo potencial inflamatório da proteína da seda, a seda da aranha pode ser usada como suturas para cirurgia ocular, tendões artificiais e ligamentos para a cirurgia do joelho, de acordo com a Universidade Estadual da Carolina do Norte. considerado uma b-queratina. Fibras de seda são usadas em produtos de cuidados com a saúde, alimentos, roupas e cuidados com a pele. Essência de seda comestível pode absorver aminoácidos humanos, o que o torna útil na indústria de dietas, de acordo com a Huzhou Aotesi Biochemical.