O chocolate é um deleite doce delicioso, que também pode reduzir o risco de certas condições de saúde, incluindo pressão alta e coágulos sanguíneos, e pode ter um efeito benéfico sobre o colesterol e melhorar o seu humor. Ao contrário de alguns doces, o chocolate também fornece alguns benefícios nutricionais, uma vez que contém magnésio, cálcio, um tipo de antioxidantes chamados flavonóides e potássio. Potássio O potássio é essencial para o bom funcionamento celular, contração muscular, digestão de alimentação e transmissão de impulsos nervosos. O potássio também pode ajudar a prevenir ou tratar condições de saúde, incluindo pressão alta, pedras nos rins, osteoporose e derrame, embora evidências para o benefício do potássio para essas condições ainda sejam preliminares e conflitantes. O chocolate é realmente uma boa fonte de potássio, com 1,5 oz. para 2 oz. de chocolate contendo mais de 200 mg de potássio. Isso significa que as pessoas com dieta pobre em potássio precisam evitar o consumo de chocolate. O chocolate branco, que não é um verdadeiro chocolate, não contém tanto potássio como leite ou chocolate amargo.
Chocolate e pressão arterial
Consumindo uma pequena quantidade de chocolate amargo contendo apenas 30 calorias por dia pode diminuir os níveis de pressão arterial, de acordo com um estudo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Colônia, Alemanha, publicado em 2007 no "The Journal of American Medical Association". No entanto, um estudo anterior publicado no mesmo periódico em 2003 indica que esta diminuição da pressão arterial é mais provável que seja pelo conteúdo de flavonóides do chocolate escuro, em vez do teor de potássio.
Considerações
Embora o chocolate possa tenha alguns benefícios para a saúde, consuma-o apenas com moderação. É rico em gordura e calorias e contém cafeína. Se você sofre de enxaqueca ou cálculos renais de oxalato de cálcio, você pode evitar o consumo de grandes quantidades de chocolate, pois isso pode aumentar o risco para essas condições. , , ] ]