Aumento da freqüência cardíaca
Tanto o chá quanto o café pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. À medida que a frequência cardíaca aumenta, o fluxo de sangue para o coração aumenta e o fluxo de sangue para o cérebro diminui. Isso significa que você pode sentir-se enjoado e cansado ao descer de uma cafeína “alta”, o que pode acontecer minutos a horas depois de beber café.
Ansiedade |
Segundo o site de Informações sobre o Diabetes Mellitus, a cafeína aumenta a produção de adrenalina e cortisol, os hormônios do estresse. Isso pode resultar em sentidos elevados, mas também irá colocá-lo na borda, elevar seus níveis de estresse e pode causar ansiedade.
Açúcar no sangue elevado
A cafeína pode afetar a glicose no sangue, de acordo com MedLine Plus. Quando você bebe cafeína, seus picos de açúcar no sangue. Quando você desce da “cafeína alta”, seu açúcar no sangue cai. Essas mudanças súbitas no nível de açúcar no sangue podem ser perigosas para pessoas com diabetes.
Aumento do risco de osteoporose
Segundo o MedLine Plus, a cafeína pode aumentar a perda de cálcio. Quando você consome muita cafeína, seu corpo tem dificuldade em absorver o cálcio que você obtém de sua dieta. Em vez disso, muito disso é imediatamente perdido na urina. Isso pode levar a ossos fracos e osteoporose mais tarde na vida.