O fósforo é um mineral essencial encontrado mais comumente no corpo como fosfato. É necessário para o funcionamento celular saudável e é um componente estrutural importante do osso. No entanto, altos níveis de fósforo no organismo, conhecidos como hiperfosfatemia, podem levar à coceira crônica. Existem várias razões pelas quais níveis insalubres de fósforo podem ocorrer.
Hiperfosfatemia
O fósforo é encontrado na maioria dos alimentos. Demasiada ingestão de fósforo na dieta ou por via intravenosa pode levar a níveis não saudáveis, como certos medicamentos que contêm fosfato, como laxantes. Seus rins ajudam a controlar os níveis de fósforo em seu corpo, filtrando o excesso. No entanto, se a função renal é prejudicada por danos ou doença, hiperfosfatemia pode ocorrer.
Hipoparatireoidismo e Fósforo
Baixos níveis de magnésio no sangue podem levar a uma condição chamada hipoparatireoidismo. As glândulas paratireóides produzem um hormônio, o PTH, que ajuda a controlar os níveis de cálcio, fósforo e vitamina D no sangue e nos ossos. O hipoparatireoidismo ocorre quando as glândulas produzem muito pouco PTH, fazendo com que os níveis de cálcio caiam e os níveis de fósforo subam. Os sintomas de hipoparatireoidismo incluem pele seca e escamosa, que pode causar prurido. Outras causas de hiperfosfatemia Outras possíveis razões para níveis elevados de fósforo incluem tumores ósseos, doença hepática e sarcoidose, uma condição hereditária ou uma que resulta em sensibilidade excessiva a fatores ambientais. Causa inflamação dos gânglios linfáticos, pulmões, fígado, olhos, pele e outros órgãos e tecidos. Uma condição diabética denominada cetoacidose, em que o corpo não consegue decompor a glicose em energia devido à falta de insulina, também pode levar a níveis elevados de fósforo.
Hiperfosfatemia
Hiperfosfatemia pode ser controlada por medicação que se liga fósforo da sua comida. Alguns ligantes de fósforo contêm cálcio, que também pode ajudar a aumentar os níveis de cálcio, restabelecendo o equilíbrio entre o fósforo e o cálcio. Evitar alimentos ricos em fósforo, como leite, ovos, carne, peixe e lentilhas, também pode ajudar.