Rins e fósforo
Rins saudáveis limpam mais de 200 galões de sangue por dia. Resíduos de produtos como creatinina e uréia são removidos. O excesso de potássio e fósforo é excretado na urina.
Quando os rins ficam com cicatrizes por causa de doenças crônicas, eles são menos capazes de realizar essas funções. Os níveis de fósforo começam a subir. Se os seus níveis séricos de fósforo excederem 5,5 mg /dL, o seu nefrologista pode recomendar que você fique longe do chocolate e de outros alimentos com alto teor de fósforo. Ele vai deixar você saber quanto fósforo é seguro para você consumir.
Phosphorus e Chocolate
Determinar o teor de fósforo dos alimentos é difícil porque as empresas não são legalmente obrigadas a fornecer essas informações. A maioria dos pacientes recorre a um contador de fósforo, como o fornecido pelo Departamento de Agricultura dos EUA, ou USDA.
Uma porção de 100 g de chocolate pesa aproximadamente 3,5 oz. Esta quantidade de chocolate amargo com 70 a 85 por cento de sólidos de cacau tem 308 mg de fósforo. A mesma quantidade de chocolate branco tem 176 mg - o que ainda é proibitivamente alto. Chocolate misturado com leite também é particularmente perigoso, porque o leite também é rico em fósforo.
Perigos
Comer alimentos com alto teor de fósforo, como chocolate, pode ter consequências graves e de longo prazo se você tiver doença renal. Altos níveis de fósforo começam a extrair cálcio dos ossos. Além de enfraquecer permanentemente os ossos e torná-lo mais vulnerável a fraturas, o cálcio pode se depositar nos vasos sangüíneos, músculos e outras áreas.
Aviso
Não há necessidade de evitar o chocolate se você tiver rins saudáveis. ou se o seu nefrologista disser que seus níveis de fósforo estão normais. Comer uma dieta pobre em fósforo não retardará a progressão da doença renal. Não há valor preventivo na limitação de fósforo se você não precisa.