O índice glicêmico, ou GI, é um sistema de classificação de alimentos com base no seu teor de carboidratos e capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com baixo índice glicêmico têm um índice de 55 ou menos no GI. Esses alimentos contêm poucos carboidratos e, portanto, causam apenas uma leve flutuação nos níveis de glicose no sangue. O objetivo do GI é ajudá-lo a selecionar os tipos corretos de carboidratos para um bom controle da glicose no sangue. Isso irá promover a perda de peso e níveis saudáveis de colesterol, maior sensibilidade à insulina e melhor controle do diabetes. A maioria dos vegetais é baixa no GI.
Bell Peppers
Pimentões estão disponíveis em um arco-íris de cores, incluindo vermelho, verde, amarelo, laranja e roxo. Embalado com sabor e nutrientes, este vegetal colorido é baixo no GI, marcando um 10. Como alguns dos mais baixos vegetais GI, eles não vão aumentar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, não exigem que você tome insulina depois de comê-los. Lanche em pimentos crus ou adicioná-los a qualquer fritar.
Repolho
Repolho também classifica um 10 no GI. Este vegetal de baixo IG também é rico em vitaminas A e K, ácido fólico, fósforo, cálcio e fibra alimentar. Escolha entre variedades vermelhas ou verdes. Coma repolho desfiado para salada ou cozido para um prato principal.
Brócolis
Rico em vitaminas A, C e K; potássio; folato; fósforo; e fibra dietética, este vegetal verde brilhante tem um valor de GI de 10. Baixo no GI, brócolis é ótimo comido cru em uma salada ou com mergulho.
Alface
Em geral, a maioria dos vegetais crus tem um carga glicêmica baixa. Isto é verdade para a alface, que marca 10 no GI. A alface vem em uma ampla variedade de cores e sabores, cada um com seu próprio valor nutricional. Escolha entre iceberg, romaine, endívia, rúcula, Boston, folha vermelha ou verde, mesclun e agrião.
Cebola
Cebola tem uma combinação única de flavonóides e compostos contendo enxofre que contribuem para o seu odor pungente e sabor forte, bem como valor nutricional. Um membro da família allium, ou bulbo, tem uma nota 10 no GI. Use cebolas para dar sabor aos alimentos enquanto cozinha ou para completar uma salada. Comê-los regularmente para colher seus muitos benefícios.
Cogumelos
Delicious e nutritivo, cogumelos fornecem nutrientes importantes, mantendo seus níveis de insulina. Cogumelos são uma excelente fonte de vitaminas D e B, manganês, fósforo, magnésio, cobre, selênio, zinco, potássio, proteína e fibra alimentar. Além disso, os cogumelos têm um IG de 10.
Alcachofras
Alcachofras são um vegetal único e nutritivo. Marcando 15 no GI, eles também são baixos em carboidratos e uma boa escolha para uma dieta diabética. Escolha alcachofras grossas e pesadas com folhas bem fechadas.
Tomate
Conhecido pelo seu poder antioxidante, os tomates também são ricos em vitaminas A e C, potássio, magnésio, cálcio e fibra alimentar. Ranking 15 no GI, tomate e produtos de tomate são um vegetal de baixo carboidrato. Coma tomates crus ou adicione-os a sopas cozidas e guisados para dar sabor.
Berinjela
Berinjela é um vegetal roxo profundo pertencente à família do nightshade. Legumes Nightshade contêm um composto conhecido como alcalóides que promovem impulsos do músculo do nervo saudável, função articular e saúde digestiva. Com seu sabor e textura únicos, a berinjela tem um valor de IG de 15, tornando-a um vegetal com baixo teor de carboidratos. As beringelas estão na temporada de agosto a outubro.