casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O índice glicêmico das ervilhas verdes

O índice glicêmico, ou IG, é um sistema de classificação de alimentos ricos em carboidratos em uma escala de 0 a 100. Esses números quantificam o grau em que um alimento eleva os níveis de açúcar no sangue. Um alimento com um IG alto é aquele em que o corpo digere e absorve rapidamente, resultando em um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue. Alimentos com valores de IG menores resultam em aumentos mais graduais no nível de açúcar no sangue. Alimentos com baixo teor de IG também reduzem os níveis de insulina e resistência à insulina.

GI de Ervilhas Verdes

As ervilhas, que contêm 9 gramas de carboidratos por porção de 150 g, são relativamente baixas no índice glicêmico, com um valor de 22.

Como Medir GI

Para identificar onde um alimento cai sobre o índice glicêmico, indivíduos saudáveis ​​comem uma amostra do alimento em particular após um jejum durante a noite. Pesquisadores coletam amostras de sangue dos indivíduos a cada 15 a 30 minutos por duas horas após o indivíduo ingerir a comida. Os pesquisadores então plotam as respostas de açúcar no sangue em um gráfico, produzindo uma curva de resposta de açúcar no sangue. A área abaixo da curva que é representada graficamente é usada para calcular o aumento total nos níveis de açúcar no sangue depois de comer a comida. A área sob a curva é então dividida pela área sob a curva para uma amostra da mesma quantidade de glicose e multiplicada por 100. Índice Glicêmico versus Carga Glycêmica

Os níveis de açúcar no sangue aumentam e depois caem depois de comer uma refeição com carboidratos. O tempo que o seu nível de açúcar no sangue permanece elevado e o grau de aumento do seu açúcar no sangue depende do índice glicémico do alimento e também da quantidade de comida que ingere. A carga glicêmica reflete tanto o índice glicêmico quanto a quantidade dos alimentos contendo carboidratos em um valor, e é valorizada como uma ferramenta para prever os níveis de açúcar no sangue após a ingestão de vários tipos e quantidades de alimentos. Embora aderir a uma dieta de baixo índice glicêmico possa ajudar os diabéticos a controlar o açúcar no sangue, a revista Eating Well observa que a medida não é infalível. Diferentes pessoas absorvem carboidratos de maneiras diferentes, e nem todos os alimentos com baixo IG são necessariamente saudáveis. Batatas fritas, com um IG de 54, qualificam-se como IG baixo, por exemplo. O índice glicêmico e a carga de um alimento também são variáveis, dependendo do nível de gordura, porque a gordura facilita a absorção de alimentos.