Todos os alimentos com carboidratos têm algum efeito no seu nível de açúcar no sangue - alguns mais que outros. Farinha de arroz branco e marrom vai aumentar o açúcar no sangue, mas o arroz branco é susceptível de ter um efeito maior, porque foi refinado e é mais baixo em fibras. Se você estiver lidando com diabetes ou tentando estabilizar seu nível de açúcar no sangue para a energia do dia todo, é útil saber exatamente como a farinha de arroz irá afetá-lo.
Carboidratos e Açúcar no Sangue
Dos três macronutrientes - proteína, gordura e carboidratos - carboidratos são o que tem o maior efeito sobre o açúcar no sangue. Carboidratos vêm de alimentos como pão, macarrão, arroz, feijão, leite e frutas e legumes. Depois de comer carboidratos, seu corpo os divide em açúcares, que são absorvidos pela corrente sangüínea e fornecem energia ao corpo. Carboidratos simples em alimentos como bolos, doces e biscoitos, bem como frutas, leite e grãos refinados, são quebrados rapidamente e têm um efeito mais imediato sobre o açúcar no sangue; carboidratos complexos de grãos integrais e vegetais são digeridos mais lentamente e têm um impacto mais leve sobre o açúcar no sangue.
Arroz integral x Arroz branco
Grãos integrais têm um efeito menor sobre o açúcar no sangue do que grãos refinados porque têm mais fibras e são digeridas mais lentamente. O arroz integral é um grão integral, enquanto o arroz branco não é. Durante o processamento, o farelo e o germe - e a maior parte da fibra - são removidos do arroz branco, deixando apenas o endosperma amiláceo. O arroz integral, por outro lado, retém todas as partes do grão e é uma boa fonte de fibras. Esta diferença é fundamental para entender os diferentes efeitos da farinha de arroz branco e marrom no açúcar no sangue.
O arroz eo índice glicêmico - O índice glicêmico é uma medida de como um alimento específico de carboidratos afeta o açúcar no sangue. Quanto maior a classificação, mais a comida aumenta o açúcar no sangue. Em uma escala de um a 100, alimentos com índice glicêmico abaixo de 55 são considerados de baixo índice glicêmico; alimentos com um índice glicêmico de 56 a 69 são glicêmicos médios, e aqueles com uma classificação de 70 a 100 são de alto índice glicêmico. arroz integral tem um índice glicêmico de 50, enquanto que o arroz branco tem um índice glicêmico muito maior de 89.
Usando Farinha de Arroz
Se você seguir uma dieta livre de glúten, farinha de arroz é uma alternativa acessível para o trigo farinha. Escolha farinha de arroz integral sempre que possível para minimizar as flutuações de açúcar no sangue, o que pode levar a baixa energia e mau humor. Você pode usar farinha de arroz integral como substituto da farinha de trigo em produtos de panificação e massas, como espessante para molhos e como revestimento de peixe e frango.