Os eletrólitos se referem a minerais em seu corpo que têm uma carga elétrica. Cálcio, magnésio, potássio, cloreto e sódio são alguns dos eletrólitos mais comuns. A saúde ideal requer um equilíbrio de eletrólitos no sangue e nos tecidos. Seus rins desempenham um papel importante na manutenção desse equilíbrio. Níveis inadequados de qualquer um desses minerais, incluindo magnésio, podem resultar em sintomas leves a sérios.
Balanço Eletrolítico
Para manter um nível adequado de eletrólitos em seu corpo, as quantidades em seu sangue devem estar dentro um nível normal. A faixa adulta normal é de 4,4 a 5,5 mEq /L de cálcio, 97 a 107 mEq /L de cloreto, 3,5 a 5,3 mEq /L de potássio, 1,5 a 2,5 mEq /L de magnésio e 136 a 145 mEq /L de sódio. mEq /L significa miliequivalentes por litro. Muito ou pouco desses minerais na corrente sanguínea reflete um desequilíbrio eletrolítico em seu corpo.
Riscos de desequilíbrio
A perda excessiva de fluidos corporais é a causa mais comum de desequilíbrio eletrolítico. A sudorese prolongada, a diarréia ou o vômito podem aumentar o risco de desenvolver um desequilíbrio eletrolítico. Um desequilíbrio pode causar uma variedade de sintomas, incluindo espasmos musculares, letargia, espasmos, dormência e fraqueza. Os efeitos colaterais mais graves incluem convulsões, distúrbios do sistema nervoso e distúrbios ósseos.
Magnésio
Todos os órgãos do corpo precisam de magnésio. Este nutriente ajuda a regular os níveis de outros minerais, como cálcio, potássio, zinco e cobre. Os alimentos que fornecem magnésio incluem vegetais de folhas verdes, nozes e grãos integrais. Cálcio e magnésio competem entre si pela absorção. Demasiado magnésio pode restringir a absorção de cálcio, tornando importante manter os níveis óptimos de ambos os nutrientes. A recomendação diária de magnésio para homens adultos é de 270 a 400 mg por dia, enquanto as fêmeas adultas devem consumir entre 280 e 300 mg por dia. Seus rins desempenham um papel importante na regulação dos níveis de magnésio, enquanto o intestino é responsável por absorver o magnésio dos alimentos ingeridos ou suplementos.
Os níveis de magnésio
A hipomagnesemia é um desequilíbrio eletrolítico que ocorre quando os níveis séricos de magnésio medem menos de 1,5mEq /L e a hipermagnesemia envolve níveis superiores a 2,5 mEq /L. A hipomagnesemia é um tipo de desequilíbrio eletrolítico que é frequentemente o resultado de desnutrição. Indivíduos com dietas pobres, como alcoólatras, podem ser propensos a esse tipo de desequilíbrio eletrolítico. A hipermagnesemia é menos comum e geralmente ocorre devido à disfunção renal.