A Cleveland Clinic define um tremor como um movimento oscilatório, involuntário e rítmico de uma parte do corpo que ocorre isoladamente ou como parte de uma síndrome clínica. Existem vários tipos de tremores, e muitas doenças e condições podem causá-los. Se você sentir um tremor na ausência de uma doença conhecida, o seu médico pode realizar testes laboratoriais para determinar a presença de um problema sistêmico, como hipertireoidismo - uma condição de altos níveis de hormônio da tireóide - ou desequilíbrio eletrolítico.
O corpo humano requer vitaminas e minerais específicos para funcionar. Os médicos se referem a esses nutrientes como nutrientes essenciais, uma vez que são necessários para a vida. Vários dos minerais essenciais, incluindo sódio, potássio, cálcio, magnésio e fósforo, funcionam como eletrólitos porque carregam uma carga elétrica. Os eletrólitos ajudam a equilibrar o nível de fluido dentro e fora das células e transmitem impulsos elétricos entre os nervos e as células. Isso faz com que os eletrólitos sejam importantes para um sistema nervoso saudável. Um desequilíbrio eletrolítico pode interferir com os impulsos elétricos enviados entre os nervos e as células musculares e causar um tremor. O seu corpo usa a maioria, aproximadamente 99%, do cálcio para construir ossos e dentes fortes. Os 1% restantes que permanecem no sangue e tecidos moles desempenham um papel vital na contração muscular. Uma estrutura especializada dentro das células musculares, conhecida como retículo sarcoplasmático, armazena íons de cálcio. Quando os nervos enviam impulsos elétricos para essa célula, o cálcio flui para fora do retículo sarcoplasmático para a porção fluida da célula. Esse movimento faz com que as células musculares se contraiam. Um nível baixo de cálcio no sangue, conhecido como hipocalcemia, provoca tremores, como tétano - espasmos e convulsões musculares repetitivos e espasmos musculares faciais que podem levar a convulsões.
Potássio e Sódio
Os dois eletrólitos essenciais potássio e potássio. sódio trabalham em conjunto para equilibrar o nível de líquido dentro e fora das células. A maioria dos íons de potássio residem dentro das células, enquanto a maioria do sódio permanece no fluido que envolve as células. Esses dois eletrólitos formam um gradiente elétrico que transmite sinais nervosos entre as células e um gradiente químico que permite que os íons entrem e saiam das células. Um nível baixo de potássio, uma condição médica conhecida como hipocalemia, interfere na contração muscular normal e causa fraqueza muscular e espasmos que podem se assemelhar a um tremor. Hipercalemia, excesso de potássio no sangue, também interfere nos impulsos nervosos, causando batimento cardíaco irregular, tremores e paralisia.
Magnésio
Seu corpo usa aproximadamente metade do magnésio para construir ossos e dentes fortes. Da outra metade, a maioria é encontrada dentro das células. O magnésio permanece na porção fluida da célula. Quando as células musculares respondem aos impulsos elétricos nervosos e liberam o cálcio na porção fluida da célula, os íons de magnésio produzem uma pequena carga elétrica que impulsiona o cálcio de volta à estrutura especializada da célula. Ao fazer isso, o magnésio aciona a célula para relaxar e se preparar para a próxima contração. Uma deficiência de magnésio causa dormência e formigamento, especialmente nas mãos e nos pés, contrações musculares esporádicas, tremores e convulsões. , , ] ]