A respiração proporciona ao seu corpo uma maneira de trocar gases com a atmosfera. Ele fornece o oxigênio que seus órgãos precisam para sobreviver. E também permite que seu corpo se livre de gases de que não precisa, como o dióxido de carbono. Respirar é um processo complicado, mas ocorre subconscientemente sem que você perceba seus diferentes passos: estimulação dos centros de controle respiratório em seu cérebro, inspiração, troca gasosa e exalação.
O impulso de respirar
O desejo de respirar vem do centro respiratório, localizado na base do cérebro. Ele envia sinais através da medula espinhal para o diafragma e os músculos entre as costelas informando quando contrair ou relaxar. Existem também sensores que controlam a respiração nas principais artérias do seu corpo. Enquanto sua taxa de respiração muda - por exemplo, quando você se exercita ou está ansiosa - sua vontade de respirar baseia-se principalmente na quantidade de dióxido de carbono no sangue. Com níveis mais altos de dióxido de carbono, sua taxa de respiração aumenta.
Inalação
Quando você respira, o diafragma - o grande músculo que divide seu peito e abdômen - se contrai e se move para baixo. Além disso, suas costelas se movem para fora. Isso aumenta seu peito e seus pulmões se expandem. A expansão pulmonar cria um vácuo. O ar entra no nariz e na boca e é puxado para dentro da traqueia - a traqueia. A traqueia divide-se em vias aéreas menores, denominadas brônquios. Estes continuam a se dividir à medida que se afastam da traquéia, como os galhos de uma árvore. Finalmente, as minúsculas vias aéreas entregam o ar para as menores estruturas do pulmão - os alvéolos - onde ocorre a troca gasosa.
Troca gasosa
Existem milhões de alvéolos nos pulmões cercados por uma malha de minúsculos vasos sanguíneos, chamados capilares. Tanto os alvéolos quanto os capilares ao redor têm paredes muito finas. O oxigênio passa rapidamente através das paredes alveolares para os vasos sanguíneos, onde é transportado para o resto do corpo para ser usado pelas células. Similarmente, o dióxido de carbono do produto residual metabólico se cruza facilmente a partir do sangue para os alvéolos para ser eliminado pela expiração. Expiração
A expiração é o processo pelo qual o excesso de dióxido de carbono é eliminado da corrente sanguínea. O sangue rico em dióxido de carbono viaja para a rede capilar ao redor dos alvéolos em seus pulmões. O dióxido de carbono atravessa as paredes finas dos capilares para os alvéolos. O diafragma e os músculos entre as costelas relaxam, o que permite que a parede torácica volte para a posição de repouso. Ao fazê-lo, o ar é empurrado para fora de seus pulmões, através de sua traqueia e para a atmosfera.