A oximetria de pulso é uma técnica que usa um dispositivo especial para medir a capacidade de transporte de oxigênio de um componente em seus glóbulos vermelhos chamado hemoglobina. As leituras de oximetria de pulso normais normalmente indicam níveis de oxigênio próximos da capacidade máxima de transporte, enquanto leituras anormais podem indicar níveis de oxigênio baixos o suficiente para causar complicações graves à saúde.
A hemoglobina é um composto sangüíneo que contém uma combinação de cadeias de ferro e aminoácidos chamados polipeptídeos, de acordo com o Ramo Médico da Universidade do Texas (UTMB). Quando você respira, o ferro na hemoglobina acumula oxigênio e o transporta pela corrente sangüínea e pelos tecidos do corpo. Aproximadamente 97% do oxigênio em seu corpo é transportado pela hemoglobina, relatórios UTMB.
Entendendo a Oximetria de Pulso
Um oxímetro de pulso, formalmente conhecido como oxímetro de pulso transcutâneo, usa diodos emissores de luz para passar infravermelho e luz vermelha através do tecido do seu corpo em qualquer ponto onde um pulso pode ser encontrado, explica UTMB. Sensores no oxímetro, em seguida, medem qualquer luz não absorvida pelo tecido, e o dispositivo usa essas medidas para calcular quanto de sua hemoglobina transporta oxigênio. Normalmente, uma leitura de oximetria ocorre ao longo de uma série de pulsos ou batimentos cardíacos.
Achados Normais
Se 97 por cento da sua hemoglobina contém oxigênio, sua saturação de oxigênio no sangue está na capacidade máxima, relatórios UTMB. Os resultados normais em uma leitura de oximetria de pulso variam entre 96 e 100 por cento desse valor máximo. Se suas leituras de oximetria de pulso caírem abaixo de 90% do máximo, você entra em um estado clínico chamado insuficiência respiratória, caracterizado por suprimento inadequado de oxigênio para seus órgãos vitais e tecido corporal.
Fatores de Resultados
Uma série de fatores pode diminua a precisão dos seus resultados de oximetria de pulso, afirma os Manuais Merck. Estes incluem o uso de esmalte durante o teste, pele escura e condições médicas, como hipotensão, vasos sanguíneos altamente constritos e batimentos cardíacos irregulares. Em alguns casos, uma leitura de oximetria de pulso pode inadvertidamente incluir tipos específicos de hemoglobina, como metemoglobina, que não transportam oxigênio, e, portanto, falsamente elevar as estimativas de seus níveis de oxigênio no sangue.
Considerações Adicionais
UTMB relata uma série de fatores adicionais que podem alterar seus resultados normais de oximetria de pulso. Estes incluem movimentos corporais durante o teste, a presença de luz brilhante no ambiente imediato, a presença de hemoglobina anormal na corrente sanguínea, falha do oxímetro de pulso, exposição recente ao monóxido de carbono e quantidades anormais de dióxido de carbono na corrente sanguínea. Uma leitura de oximetria de pulso simples também pode induzir em erro se registrar mudanças temporárias no oxigênio do sangue que não reflitam seus níveis reais diários de oxigênio. Para superar possíveis erros nessa área, os profissionais de saúde normalmente colocam seus resultados de oximetria de pulso no contexto de outras informações sobre seu estado atual de saúde.