Quando você termina um treino, pode parecer natural ou necessário alcançar a garrafa de água mais próxima ou a bebida esportiva para saciar a sede em que você trabalhou. Enquanto você sabe que está com sede depois de se exercitar, pode não saber por que aquele copo de água fria parece tão atraente. Esse conhecimento pode ajudá-lo a determinar a quantidade de água que você deve consumir quando terminar uma sessão de exercícios.
Um olhar sobre a sede O seu corpo depende do equilíbrio para funcionar no seu melhor. Isto significa que você deve ter um equilíbrio de fluidos, sangue, vitaminas, minerais, hormônios e muito mais em cheque a qualquer momento. Seu corpo, especialmente seus rins, tem sensores que podem dizer ao seu cérebro quanto de fluido você tem. Se você tem quantidades excessivas de fluido, seu corpo sinaliza sua liberação através da urina. Ter muito pouco fluido significa que seu cérebro recebe a mensagem de que você está com sede. A sede pode ser desencadeada por várias causas, desde comer uma refeição picante, perda de sangue ou perda excessiva de água e sais. A última opção é onde o exercício pode entrar.
Exercício e perdas de água Quando você se exercita, sua freqüência cardíaca acelera e seus músculos trabalham mais rápido. Essas ações criam muito calor em seu corpo. Para se refrescar, você começa a suar, o que faz com que a água e os sais de seu corpo saiam de seus poros. Quando a água e os sais evaporam, o ar extra esfria você. Embora esta seja uma reação natural, quando você termina de se exercitar, os sensores nos rins detectam que você perdeu água. Como resultado, você pode começar a sentir sede.
Perda de água e sais em excesso pode perturbar o volume de sangue em seu corpo e causar sintomas como confusão mental e tontura. Para evitar que isso ocorra, é importante beber muitos líquidos antes, durante e depois do exercício. O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda consumir tanto líquido quanto você perdeu com o suor durante a sessão de exercícios. Para determinar quanta água você precisa, pese-se antes e depois da sessão de exercícios. Para cada quilo de peso perdido, beba entre 16 e 24 oz. Se você estiver se exercitando por mais de uma hora, você pode precisar de uma bebida esportiva ou outra bebida contendo eletrólitos para substituir os sais perdidos, além dos fluidos perdidos. Tomar essas medidas pode ajudar a minimizar a sede relacionada ao exercício.
Aviso Enquanto a sede após o exercício é uma ocorrência normal, é possível sentir sede excessiva que indica a presença de um problema médico subjacente. Exemplos incluem diabetes, um distúrbio psicológico ou diabetes insípido, um desequilíbrio de hormônios que faz com que você se sinta constantemente com sede. Se a sua sede é acompanhada por sintomas incomuns, como visão embaçada ou fadiga, estes podem ser sinais de que você tem uma condição subjacente e deve procurar atendimento médico.