Absorção de açúcar
Outro papel importante das células cuboidais dentro dos túbulos dos rins é a glicose, ou açúcar no sangue, a absorção. O açúcar do sangue é filtrado durante a filtração do sangue, e a glicose se acumula dentro do rim para absorção pelas células cubóides. O "Livro de Histologia em Cores" indica que 100% da glicose no sangue é reabsorvida pelas células cubóides. Uma vez que a falta de absorção de açúcar levaria à perda de energia por falta de glicose, a reabsorção de açúcar é necessária para impulsionar o metabolismo.
Em alguns casos, como no diabetes mal controlado, as quantidades extremamente altas de açúcar o sangue coloca pressão nos rins para que eles não possam absorver completamente o açúcar. Como resultado, um pouco de açúcar no sangue vaza para a urina e ajuda a contribuir para a micção excessiva experimentada por alguns diabéticos.
Retenção de água
Outro papel importante das células cubóides nos túbulos renais é a retenção de água e controle sobre a perda de fluidos. Fluidos dentro do corpo têm um equilíbrio osmótico regulado, uma quantidade regulada de sais, açúcares ou proteínas dissolvidas no sangue a qualquer momento. Quando a troca de sal ou açúcar ocorre dentro das células cubóides nos rins, ela é acoplada à troca de água para manter o equilíbrio osmótico. Se os rins absorvem muito ou pouco sal ou açúcar, o equilíbrio de água dentro do corpo também é desequilibrado.
Se houver muito sal no corpo, e as células cuboidais dentro dos rins precisarem reabsorver níveis anormalmente altos de açúcar, essas células também devem absorver níveis anormalmente altos de água para manter o equilíbrio osmótico. O resultado é um aumento nos níveis de fluidos no corpo, causando retenção de água e inchaço. Se a glicose é perdida para a urina, o que pode ocorrer em diabetes, então a água também se acumula na urina, levando ao aumento da micção e desidratação. Um desequilíbrio crônico na retenção de água pode causar estresse nos rins e levar a outros problemas de saúde. , , ] ]