As células humanas dependem do equilíbrio certo de potássio tanto dentro como fora, e um equilíbrio correto promove a função normal dos nervos, músculos e coração. Enquanto frutas e legumes estão entre as principais fontes de potássio, vinho, incluindo vermelho e branco, fornece pequenas quantidades de potássio, também.
Onde o potássio vem de
Grande parte do potássio no vinho vem de o potássio no solo onde as videiras são cultivadas. Conforme as videiras crescem, elas absorvem o potássio no solo. De fato, muitos produtores de uva adicionam potássio ao solo porque ele pode produzir uma safra maior de uvas para vinho. O sorbato de potássio usado para preservar certos tipos de vinho pode aumentar um pouco o teor de potássio também, de acordo com a Universidade de Minnesota.
O decréscimo no teor de potássio
O processo de produção de vinho influencia diretamente o quanto de o potássio é retido na bebida alcoólica. Certos processos, como a troca iônica, na qual o potássio é trocado por sódio, diminui a quantidade de potássio na bebida, de acordo com Ronald S. Jackson, autor de "Wine Science: Principles and Applications". Removendo íons de potássio ajuda a prevenir a cristalização, observa Jackson.
Potássio no vinho tinto
Um copo de 5 onças do vinho de mesa vermelho médio contém 187 miligramas de potássio. Isso significa que cerca de 4% dos 4.700 miligramas de adultos saudáveis de potássio precisam diariamente. A mesma quantidade de Merlot também contém 187 miligramas de potássio. As peles de uvas não são removidas quando se fazem vinhos tintos, o que contribui para os níveis de potássio. Vinhos doces vermelhos contêm um pouco menos potássio do que os vinhos tintos tradicionais.
Potássio no vinho branco
Uma porção de 5 onças do vinho de mesa branco médio contém menos potássio do que o vinho tinto com 104 miligramas, ou 2% a recomendação diária de 4.700 miligramas para adultos. A mesma quantidade de Chardonnay também contém 104 miligramas de potássio, e um vinho de sobremesa doce branco contém 135 miligramas por porção. O vinho branco pode ser processado de forma diferente do que o vinho tinto, que é uma das razões pelas quais o nível de potássio nos vinhos brancos é menor. Muitos vinhos brancos são resfriados, e o processo de resfriamento também pode influenciar o potássio, de acordo com Jackson.