casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

What Is Trans Resveratrol?

", 3, [[

Trans-resveratrol é uma forma de um composto produzido por algumas plantas para combater a infecção fúngica. Quando ingerido, o trans-resveratrol pode trazer benefícios à saúde, desde proteção contra doenças até propriedades antienvelhecimento. Pesquisa sobre os benefícios potenciais do trans-resveratrol está em curso, mas poucos estudos em humanos foram realizados até agora.

O composto polifenóico resveratrol pertence ao grupo de compostos químicos chamados estilbenos. O resveratrol vem em duas formas, cis e trans, ambas podendo estar ligadas a uma molécula de glicose. Quando ligado à glicose, o resveratrol é chamado de glucosídeo. Ambas as formas cis e trans podem ser encontradas na natureza, mas podem não ter as mesmas propriedades biológicas quando ingeridas. A maioria das pesquisas sobre os efeitos potencialmente benéficos do resveratrol foram realizadas no isômero trans.

Muitas das evidências para a atividade do trans-resveratrol são de estudos de laboratório, não de ensaios clínicos em humanos. No laboratório, o trans-resveratrol atua como um poderoso antioxidante, liga-se aos receptores de estrogênio, inibe a atividade do tumor e afeta as enzimas celulares. A maioria das pesquisas feitas sobre o trans-resveratrol usa doses muito superiores às encontradas em fontes naturais. Estudos em animais ligaram o trans-resveratrol a efeitos protetores cardíacos, atividade anticancerígena e propriedades antienvelhecimento. Alguns estudos ligam o consumo de vinho à diminuição da mortalidade e a um menor risco de doença cardíaca, como um estudo de 2004 publicado no "American Journal of Epidemiology". Como o vinho, particularmente o vinho tinto, é uma fonte importante de trans-resveratrol, isso pode ser um mecanismo por trás dos efeitos protetores do vinho. No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer uma ligação definitiva.

Biodisponibilidade

O metabolismo do trans-resveratrol ocorre rapidamente uma vez que é ingerido, o que significa que ele não passa muito tempo no corpo antes de ser alterado e eliminado. Os níveis de trans-resveratrol e seus metabólitos são mais altos cerca de 30 minutos após o consumo, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Poucos estudos foram feitos sobre os próprios metabólitos, portanto, não se sabe se eles compartilham a mesma atividade biológica que o trans-resveratrol ou se ficam inertes depois de serem alterados pelo organismo.

Fontes:

A fonte alimentar de trans-resveratrol é o vinho tinto, mas outras formas de vinho e outros produtos de uva também contêm este composto. Como o resveratrol está concentrado nas peles das uvas, a quantidade de tempo que um vinho ou suco gasta em contato com as peles pode afetar o conteúdo do resveratrol. Vinhos tintos e sucos de uva escura têm mais trans-resveratrol do que vinho branco ou suco. Outras bagas, incluindo mirtilos, cranberries e mirtilos, também contêm trans-resveratrol. Amendoim e manteiga de amendoim são outra fonte alimentar de resveratrol.

, , ] ]