casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Complicações da ablação da veia

As varizes podem ser extremamente desfigurantes e angustiantes tanto para mulheres quanto para homens, embora sejam muito mais comuns em mulheres. Essa condição ocorre quando as válvulas e paredes das veias das pernas, tornozelos e pés enfraquecem, levando a veias ingurgitadas e torcidas que se projetam da superfície da pele. A Mayo Clinic informa que as varizes podem ser assintomáticas e apenas uma preocupação cosmética para alguns indivíduos, enquanto outras apresentam sintomas dolorosos de ardor, ardência, coceira e sangramento. Existem vários tratamentos para varizes, incluindo procedimentos de ablação a laser, como tratamento com laser endovenoso ou ELST. Outros tratamentos incluem escleroterapia, na qual uma solução é injetada para cicatrizar e fechar a veia. Os tratamentos de ablação da veia varicosa são eficazes, mas podem causar complicações.

Hematoma e sangramento

Os procedimentos para a ablação de varizes incluem tratamento com laser endovenoso ou EVLT e outros tratamentos com veias a laser. Enquanto alguns tratamentos a laser visam varizes menores por cima da pele, o The Vein Institute de Toronto explica que o EVLT é um pouco mais invasivo. Este procedimento de ablação requer uma pequena incisão na perna para inserir um cateter que é enfiado na veia varicosa. O cateter libera energia laser que cicatriza e sela a veia danificada. A veia fechada é removida passivamente pelo corpo em várias semanas. Esses procedimentos podem levar a sangramento e hematomas no local da incisão e ao longo da veia tratada. O sangramento da incisão não dura mais de 30 minutos ou mais após o tratamento, mas os hematomas podem durar até algumas semanas.

Dor

Os procedimentos de ablação por laser são dolorosos e geralmente são realizados com anestesia local. . No entanto, uma vez que o entorpecimento desaparece logo após o tratamento, dor, dor e queimação podem ocorrer na perna tratada por alguns dias ou mais. Em alguns casos, uma perda temporária de sensibilidade devido a nervos danificados também pode ocorrer ao longo da área da veia tratada.

Scarring

Os procedimentos de ablação por laser para veias também podem causar cicatrizes. A Clínica Mayo adverte que há um pequeno risco de cicatrizes no ponto de incisão, onde o cateter é inserido na perna. Nos procedimentos de veios de superfície com laser, há um risco de queimaduras e cicatrizes menores a moderadas, em que o calor do laser penetra na pele para alcançar a veia. Na maioria dos casos, se esses procedimentos são realizados por profissionais, o risco de cicatrizes é mínimo.

Recorrência

Procedimentos de ablação da veia com laser podem exigir tratamentos adicionais se a varizes não for completamente removida em um tratamento. De acordo com o The Vein Institute de Toronto, a terapia a laser endovenosa tem uma taxa de recorrência de apenas 5%, enquanto os tratamentos com laser de baixa energia, que evitam danos à pele, têm maior taxa de recorrência e podem necessitar de tratamentos adicionais.