A fenilalanina é um aminoácido essencial, mas o corpo não o faz, por isso precisa ser consumido através da dieta. As fontes alimentares incluem carnes, ovos, produtos de soja e algumas nozes e sementes. Adoçantes artificiais também podem conter fenilalanina. Alguns indivíduos precisam limitar seu consumo desse aminoácido para manter a saúde e prevenir efeitos médicos adversos, e embora alguns efeitos colaterais possam ser aliviados com o retorno a uma dieta rigorosa, outros não podem, especialmente se um indivíduo não tiver recebido tratamento no nascimento por PKU . Antes de tentar tratar níveis de fenilalanina ou efeitos colaterais, converse com seu médico sobre maneiras seguras de fazê-lo.
Pare de beber refrigerantes diet, que muitas vezes contêm aspartame, que contém altos níveis de fenilalanina, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland. Veja se alguma outra bebida que você normalmente consome contém aspartame. Você pode evitar alimentos adoçados com este aditivo, mas pode esquecer outras maneiras de consumi-lo, o que pode causar efeitos colaterais.
Comer uma dieta de baixo nível de fenilalanina, especialmente se você tem fenilcetonúria, ou PKU, um distúrbio no qual um indivíduo não pode quebrar a fenilalanina. Isso pode causar um excesso de aminoácidos e pode resultar em danos cerebrais, se o nível ficar muito alto por muito tempo. Quando pessoas com PKU saem de suas dietas especiais, problemas de concentração e memória podem ocorrer. Esta dieta enfatiza frutas, legumes, pães de baixa proteína, sucos e outros alimentos que sua equipe de saúde tem recomendado para a condição.
Tome um suplemento de óleo de peixe, também conhecido como um ômega. "-3 fatty acid supplement.", 3, [[Drugs.com afirma que os ácidos graxos de cadeia longa são geralmente ausentes de uma dieta livre de fenilalanina, e suplementos de ácidos graxos ômega-3 podem fornecer os nutrientes necessários para promover o desenvolvimento neurológico saudável. Outros suplementos podem ser necessários também; Pergunte ao seu médico sobre os nutrientes adicionais que você pode precisar.
Advertências>
Se você acha que tem uma deficiência ou um problema para quebrar a fenilalanina, converse com seu médico sobre seus sintomas e maneiras para gerenciá-los. Se você tem PKU, trabalhe com sua equipe de saúde e nutricionista para construir uma dieta saudável e siga-a. Sair da dieta é quando os efeitos colaterais da fenilalanina podem ocorrer.