O Psyllium, ou Plantago ovata, ganhou importância em todo o mundo devido às suas propriedades medicinais como um remédio natural para a constipação. Ele contém uma fibra solúvel encontrada em laxantes formadores de volume, como Metamucil. A planta existe como um arbusto, encontrado em todo o mundo, mas cultivada principalmente na Índia.
Fibra Psyllium
Fibra Psyllium é derivada da casca das sementes da planta. É altamente solúvel em água e forma a mucilagem, que age como um laxante puramente devido aos efeitos mecânicos que o volume da fibra produz no intestino grosso. A mucilagem consiste em arabinose, xilose, ácido galacturônico, óleo adiposo semi-secativo e uma pequena quantidade de aucubina.
O psyllium está disponível na forma seca de sementes ou casca, para ser misturado com água conforme necessário. Também está disponível como comprimidos, cápsulas e wafers, entre outras formas.
Usos médicos
Em 1998, a Food and Drug Administration dos EUA autorizou o uso de um rótulo de alegação de saúde em alimentos e suplementos dietéticos contendo psyllium. Em um estudo publicado no “Best Practice Resource. Gastroenterologia clínica ”, descobriu-se que o psyllium pode ser útil no alívio da constipação crônica em pacientes.
O psyllium retarda a passagem de fezes no cólon, por isso é útil no tratamento da diarréia.
A ingestão de quantidades limitadas de psyllium foi encontrada para ser útil na doença inflamatória intestinal, ou IBS, mas você precisa trabalhar em estreita colaboração com o seu médico para determinar a quantidade de fibra certa para você.
Um artigo publicado em " relatou que as fibras solúveis, como psyllium, ajudam a reduzir o LDL, ou colesterol ruim, e aumentam os níveis de HDL, ou colesterol bom.
Interação com água
Psyllium forma uma massa gelatinosa depois de misturar com água e engrossar rapidamente. Se você pretende tomar psyllium para a constipação, você deve misturar ½ a 2 colheres de chá. de pó de casca com um copo, ou 8 onças, de água morna tirada a primeira coisa de manhã ou antes de ir dormir à noite. Seu médico pode recomendar doses mais altas para condições como IBS. As crianças, no entanto, devem receber suas fibras de sua dieta, e você deve evitar dar-lhes fibras estranhas.
Precauções
Suplementos podem ter efeitos colaterais ou interagir com outros medicamentos, por isso é necessário que você tome qualquer suplemento apenas sob a supervisão do seu médico. Tome sempre psyllium com muita água para evitar asfixia e beber pelo menos oito copos de água por dia para evitar a constipação. Se tiver algum problema em engolir, não deve tomar psyllium. Tome sempre psyllium uma hora antes ou duas a quatro horas depois de qualquer outro medicamento. O Psyllium, como qualquer outra fibra formadora de volume, pode causar gases e inchaço. Você não deve tomar psyllium se tiver doença renal.