casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quanto cafeína é em um grão de café?

Os níveis de cafeína no café podem variar drasticamente pelo tipo de feijão e quanto é torrado. Mesmo diferentes grãos retirados do mesmo arbusto podem ter diferentes quantidades de cafeína. A maneira como o café é preparado também afetará o quanto a cafeína do feijão acaba em sua xícara.

Varietais

Duas espécies de plantas compõem quase todos os grãos de café produzidos comercialmente no mundo. De longe, o mais popular é o Arábica, responsável por cerca de 75% de todos os grãos de café. Um típico feijão arábica contém 1,2 a 1,8 por cento de cafeína. Canephora, também chamado de robusto, contém 50% mais cafeína que o feijão arábica, chegando a 2,4%. Canephora é um grão de café mais ácido e de sabor amargo que é frequentemente usado como um enchimento em grinds principalmente Arábica ou para assados ​​de café muito escuros. Outras variedades e seu teor de cafeína incluem Tanzânia com 1,42%, Iêmen com 1,01%, Guatemalteco com 1,20%, Kona com 1,32% e Etiópia com 1,13%.

Ao contrário da crença popular, torrar grãos de café não aumenta o teor de cafeína. Embora os assados ​​escuros tenham um sabor mais rico e mais forte, eles geralmente contêm menos cafeína, porque o processo de torrefação realmente reduz a cafeína em 10% a 15%. Um grão torrado escuro normalmente terá de 15% a 20% menos cafeína que um assado mais leve da mesma variedade. Torrefação de grãos de café dura apenas 10 a 15 minutos, mas envolve temperaturas superiores a 350 graus.

Preparação

Como o café é preparado também afetará o teor de cafeína do feijão que faz em seu copo. Espresso é um método concentrado de preparação, que produz porções de uma onça com 30 a 50 miligramas de cafeína. O café gotejante tem menos conteúdo de cafeína, mas é freqüentemente consumido em quantidades maiores. De acordo com um relatório publicado no "Journal of American Dietetic Association", uma xícara típica de café feito com cerveja tem de 107 a 151 miligramas de cafeína, dependendo do assado e do varietal do grão. Oito gramas de goma-arábica podem ter até 200 miligramas de cafeína.

Comparações

Como mostra o teor de cafeína do café, os grãos de café são fontes potentes de cafeína. Por exemplo, um refrigerante de 12 onças tem 40 a 50 miligramas de cafeína, aproximadamente o mesmo que uma dose única de café expresso, mas muito menos do que uma xícara típica de café fresco. O chá verde contém apenas um terço ou menos da quantidade de cafeína em grãos arábica. Apenas o chocolate escuro tem algo próximo à mesma quantidade de cafeína, com 50 a 100 miligramas de cafeína em uma barra de 6 onças.

Descafeinado

Café descafeinado é historicamente produzido por imersão de grãos de café verde antes de assar em um solvente que extrai cafeína dos grãos. Infelizmente, o processo também remove muitos dos produtos químicos que contribuem para o sabor geral do café. Como resultado, o café descafeinado geralmente tem um sabor único. Nos Estados Unidos, o café descafeinado deve ser 97% livre de cafeína, o que significa que um copo de 6 a 7 onças ainda terá de 3 a 6 miligramas de cafeína. Em 2004, cientistas que estudaram milhares de cafeeiros etíopes identificaram três tipos que praticamente não continham cafeína. Acredita-se que essas variedades possam ser usadas para produzir um café com sabor mais rico e baixo teor de cafeína.