A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estimou o consumo de café nos Estados Unidos em 2010 em cerca de 1,15 milhão de toneladas, representando pouco mais de 16% do consumo global. Junto com seus efeitos no sistema nervoso, o café pode afetar outros sistemas do corpo, incluindo os sistemas cardiovascular e urinário. Seu impacto sobre o último pode ajudar a explicar seu efeito nos níveis de sódio. Em casos extremos, pode causar um grave desequilíbrio de sódio. No entanto, o café moderado não é susceptível de afetar significativamente seus níveis de sódio.
Diurético Propriedades
A cafeína contida no café tem propriedades diuréticas que podem afetar os níveis de substâncias químicas, como o sódio. Uma xícara de café de 5 onças pode conter entre 60 a 150 miligramas de cafeína. Quanto mais cafeína ela contém, maiores são os efeitos diuréticos. O consumo de café levará a um aumento na produção de urina. Embora principalmente a água, a urina também contém sódio, potássio e outros compostos que podem ser eliminados do corpo. O grau do efeito do café varia com o indivíduo. Seu estilo de vida também irá desempenhar um papel nos efeitos do café.
Efeitos da cafeína
Beber café com cafeína pode ajudar a melhorar seu desempenho atlético, devido aos seus efeitos sobre o sistema nervoso. Uma série complexa de reações químicas leva a um aumento na liberação de epinefrina ou adrenalina. Com efeito, beber café coloca seu corpo em um estado de luta ou fuga com um aumento na freqüência cardíaca e no fluxo sangüíneo. A cafeína combinada com o aumento da atividade física pode levar a perdas adicionais de sódio da transpiração. Em casos extremos, a cafeína esgota os eletrólitos do corpo e causa um sério desequilíbrio. Um estudo, publicado na "Acta Anaesthetiologica Scandanavica" em 2010, relata um caso de toxicidade severa causada pela cafeína que causou hiponatremia, bem como níveis de potássio esgotados e disfunção cardiovascular.
Sintomas de baixos níveis de sódio
de uma deficiência de sódio incluem dor de cabeça e fadiga. Curiosamente, esses sintomas são semelhantes aos da abstinência de cafeína em indivíduos que consomem regularmente cafeína cafeinada. O sódio desempenha um papel nas funções básicas da vida. Um esgotamento, portanto, pode levar a conseqüências graves e potencialmente fatais à saúde, como inchaço do cérebro, convulsões e coma.
Dicas para o consumo seguro de cafeína
Beber café com moderação evita os efeitos negativos da cafeína excessiva ingestão. Beba outros líquidos, especialmente água, para manter o equilíbrio de fluidos do seu corpo. Os fluidos em seu corpo, por sua vez, afetarão a concentração de substâncias químicas, como sódio, para o funcionamento saudável do corpo. Limite sua ingestão de cafeína a 2 a 3 xícaras de café por dia e tome cuidado com a cafeína em outros alimentos, incluindo chá e chocolate.