Café vs. Café Instantâneo
O café instantâneo foi inventado pela primeira vez em 1937, de acordo com para aninhar. O café instantâneo é uma forma de café em pó que é criada por secagem em spray ou liofilização de grãos de café em pó. O café em pó então se dissolve em água e retém muito do sabor do café. O café instantâneo tem uma vida útil muito longa quando comparado ao café torrado ou moído, e vem em versões com cafeína e sem cafeína.
Café e Câncer
Embora alguns estudos sugiram que há uma relação entre café - seja instantânea ou regular - e alguns tipos de câncer, não é causal. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos relata que há pouca evidência para mostrar que qualquer tipo de café causa ou aumenta o risco de desenvolver câncer. Uma revisão dos estudos epidemiológicos da relação entre café e câncer, publicada no European Journal of Cancer Prevention em 2000, sugere que existe uma relação inversa entre o café e o câncer colorretal, o que significa que o café pode realmente ajudar a prevenir o câncer. Outros efeitos sobre a saúde
O café instantâneo também tem outros benefícios e efeitos para a saúde. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informa que os consumidores regulares de café têm um risco menor de diabetes tipo 2 do que os que não tomam café. O café instantâneo também é uma fonte de alguns nutrientes, como cromo, magnésio e outros nutrientes. Um 8 oz. xícara de café instantâneo, por exemplo, tem cerca de 72 mg de potássio e 57 microgramas de boro.
Cafeína
O café instantâneo tem efeitos na saúde causados pelo conteúdo de cafeína da bebida. De acordo com HealthFinder, um serviço do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, o café instantâneo contém uma média de 54 mg de cafeína por xícara. A cafeína é uma droga que afeta o sistema nervoso central, atuando como um estimulante leve. Muitas pessoas experimentam uma sensação de maior consciência e alerta ao tomar cafeína. Usuários regulares podem experimentar sintomas de abstinência, como dor de cabeça, quando privados de cafeína.