casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Você pode se exercitar depois de beber café?

A cafeína é uma droga inofensiva para a maioria das pessoas, e o exercício físico é uma atividade positiva para aqueles que são fisicamente capazes de incorporá-la em suas rotinas. Essas duas práticas geralmente podem ser combinadas sem problemas - embora a cafeína e o esforço físico causem efeitos em seu corpo. Exercício depois de beber café é perigoso para um pequeno segmento da população, mas a maioria das pessoas não enfrentam riscos.

Efeitos Físicos

A cafeína afeta o sistema nervoso central poucos minutos depois de beber café. A droga é um estimulante, por isso torna você mais alerta, reduz a fadiga e o acorda se você estivesse com sono. Embora esses efeitos sejam frequentemente desejáveis, a cafeína também pode causar sintomas desagradáveis, como agitação, tontura e nervosismo em pessoas que são muito sensíveis ao produto químico. Os efeitos estimulantes podem facilitar o exercício depois de beber café, mas os efeitos negativos podem impedir o exercício de pessoas que são propensas a essas reações.

Quantia: Consumir quantidades excessivas de café causa sintomas desagradáveis ​​que podem prejudicar o exercício mesmo em pessoas que não são excessivamente sensíveis à cafeína. Seu batimento cardíaco acelera, os músculos tremem, você se sente nervoso e seu estômago fica chateado. Todos esses problemas podem prejudicar a atividade física. Exercício faz seu coração bater mais rápido por causa do esforço, então beber grandes quantidades de café antes do treino pode ser perigoso se você tiver problemas cardíacos se a cafeína aumentar esse efeito.

Considerações

A cafeína é um diurético, que significa que aumenta sua produção de urina, de acordo com TeensHealth.org. Isso aumenta o risco de desidratação, a menos que você reponha a saída de fluido imediatamente. O exercício faz você suar para ajudar a manter seu corpo frio. Se você se exercitar depois de tomar café, faça um esforço especial para beber água suficiente ou outras bebidas hidratantes para equilibrar o aumento da perda de líquidos pela transpiração e urinar.

Advertência

Cerca de 2% da população tem um aneurisma ou inchaço na parede da artéria, no cérebro. Às vezes, essa condição é inofensiva, mas pode levar a um derrame se o ponto fraco explodir. Tanto o exercício quanto o café aumentam a chance de uma ruptura, de acordo com um estudo de 2011 de 250 sobreviventes de ruptura por pesquisadores na Holanda, publicado na revista "Stroke". O exercício estava ligado a 8% dos stokes e o café estava ligado a 1%. Vinte e oito outros fatores de risco foram estudados. Quando combinados, eles ainda estavam ligados apenas a 5% dos casos. Tome cuidado com o café após o exercício se tiver um aneurisma, devido às maiores chances de ruptura.