O café é uma das bebidas mais populares do mundo, usada por milhões como estimulante pela manhã, durante os intervalos de trabalho e no final da refeição. Mas se você é uma das muitas pessoas que devem tomar levotiroxina, um medicamento comumente prescrito para a tireóide, seu café diário - especificamente a cafeína do café - pode estar afetando a capacidade do seu corpo de absorver sua medicação. Você pode evitar esse problema, prestando muita atenção ao tempo de sua medicação e sua xícara de café da manhã.
Medicação da tireóide
O medicamento de tireóide mais comumente prescrito é levotiroxina, também chamado T4 ou hormônio da tireóide. Os médicos usam este hormônio sintético, vendido sob marcas como Synthroid e Levoxyl, para suplementar a função hormonal natural naqueles indivíduos cujas tireóides não podem fabricar quantidades suficientes de hormônio. Levotiroxina também é essencial para os pacientes que foram submetidos à tireoidectomia, ou remoção da tireóide, por causa de câncer ou outra doença. Esta droga é tomada diariamente, e geralmente é necessária para a vida.
Café
Café, seja quente ou gelado, e com ou sem tais adições como adoçante e leite ou creme, está prontamente disponível em mercearias, restaurantes e cafeterias. Grande parte de sua popularidade se deve ao seu ingrediente moderadamente viciante, um composto de sabor amargo chamado cafeína. Em doses moderadas, a cafeína estimula o sistema nervoso e aumenta o estado de alerta. O café pode até ter benefícios para a saúde, ajudando a prevenir doenças como hipertensão, câncer e diabetes, segundo a Harvard Medical School. Demasiada cafeína, no entanto, pode causar arritmia cardíaca, nervosismo, irritabilidade e perturbações do sono.
Levotiroxina e Interacção com o Café
Um relato de caso descrito na revista European Thyroid Association "Hot Thyroidology" afirma que o café afecta negativamente a capacidade do intestino de absorver levotiroxina. Os participantes do estudo que tomaram café simultaneamente ou logo após tomarem seus medicamentos para a tireoide não conseguiram alcançar a normalização ou supressão dos níveis de TSH, ou hormônio estimulante da tireoide, para os quais estavam tomando o medicamento. Quando os mesmos sujeitos permitiram que 60 minutos passassem entre tomar medicação para tireoide e beber café, os níveis de TSH logo se normalizaram, indicando que seus corpos estavam tomando a droga com sucesso.
Recomendações
Levotiroxina é para ser tomada Como uma dose única com o estômago vazio, a maioria dos médicos recomenda que você tome a primeira coisa ao surgir. Você não deve comer ou beber nada além de água por pelo menos 60 minutos depois de engolir este medicamento. Permitir tanto tempo quanto possível entre tomar levotiroxina e consumir quaisquer agentes de ligação, como a cafeína no café, minimiza a possibilidade de que a absorção da droga tireoidiana seja reduzida ou comprometida, de acordo com o "Pharmacy Times".