casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Cafeína e Sede

A cafeína exerce vários efeitos poderosos em seu corpo; não só ajuda você a se sentir alerta e desperto, mas também acelera a digestão, o metabolismo e outros processos corporais. Conseqüentemente, embora pareça contra-intuitivo, bebidas cafeinadas como café, refrigerante comum e chá preto podem, em última análise, aumentar sua sede.

Supressão e Causar Sede

Se você toma café ou chá com cafeína quando está com sede, pode sentir que a bebida sacia sua sede no momento. Beber uma xícara de café realmente molha a boca e colocar o líquido no estômago, de modo que a sensação imediata satisfaça seu desejo por fluido. No entanto, esses indicadores físicos imediatos podem enganá-lo. Depois de beber uma bebida com cafeína, a sua sede pode aumentar, especialmente se você não estiver acostumado com a bebida, descobriu um estudo publicado na revista acadêmica “Psychopharmacology.” Esta sede aumentada pode ocorrer mesmo antes dos efeitos da desidratação se tornarem perceptíveis.> Desidratação

Em grandes doses, a cafeína pode desidratá-lo, adverte a Food and Drug Administration dos EUA. Isso faz com que o fluido passe pelo seu corpo mais rapidamente do que o habitual. Embora seja um efeito moderado, afeta o fluido que já circula em seu corpo, o fluido fornecido pelo café, chá ou refrigerante que continha a cafeína e o líquido que você ingere de tudo o que bebe e come. O fluido viaja rapidamente pelo seu sistema, fazendo você urinar com mais frequência do que o normal, o que significa que seu corpo descarta o fluido antes de tomar o líquido de que precisa. Especialmente em doses mais altas, a cafeína pode até causar diarréia, que também desidrata. A desidratação interfere com a função renal, retarda o metabolismo e a atividade cerebral, causa problemas de pele e leva à constipação. Como seu corpo precisa desesperadamente de mais água, a desidratação pode fazer com que você sinta muita sede.

Controvérsia

Não beba bebidas com cafeína para saciar sua sede, recomenda o FDA. Seu corpo muitas vezes desencadeia a sede de comunicar que precisa de mais água, e os efeitos diuréticos da cafeína podem ajudar a liberar o fluido do corpo, em vez de reabastecê-lo. Em última análise, a FDA conclui, o café não ajudará significativamente o seu corpo se precisar de mais fluido. Um folheto educativo desenvolvido pelo Craig Hospital apóia essa conclusão: “Bebidas com cafeína não ajudam a atender às suas necessidades de água”, porque aumentam a produção de fluidos. Alguns especialistas, no entanto, debatem esse ponto. Sheri Barke, uma treinadora de nutrição do College of the Canyons, argumenta que até as bebidas cafeinadas ajudam a fornecer o fluido que seu corpo precisa, porque elas contêm líquidos e porque a cafeína tem apenas efeitos diuréticos.

Se você Beber uma quantidade normalmente suficiente de água, então a ingestão moderada de cafeína não irá desidratá-lo significativamente, explica Barke, especialmente se você é um bebedor regular de café. Para se manter hidratado, beba pelo menos 8 xícaras de água por dia. Com essa hidratação adequada, você pode beber com segurança duas ou três xícaras de café por dia, relata Vanderbilt Dining. Se você beber quatro ou mais xícaras de café por dia ou grandes quantidades de outras bebidas com alto teor de cafeína, ou se tiver quaisquer condições médicas que causem ou piorem a desidratação, então você deve beber água extra para compensar a cafeína, sugere o Hospital Craig.