Não foi até a Starbucks abrir sua primeira loja na década de 1970 que os indivíduos começaram a usar o café como sobremesa ou lanche e não apenas um método funcional de aumentar o estado de alerta. É a cafeína no café escuro-torrado que tem efeitos no sistema nervoso central, causando um aumento no estado de alerta e produtividade. A cafeína é encontrada naturalmente nos grãos torrados para produzir café. No entanto, a quantidade de cafeína no café depende de vários fatores, um dos quais é o tempo de duração do assado e da cor do feijão.
Definição de Cafeína
A cafeína é o ingrediente do café que pode ajudar a melhorar sua produtividade e foco mental, mas também tem alguns efeitos colaterais significativos. Consumir grandes quantidades de cafeína todos os dias, como 600 mg ou o equivalente a seis xícaras de café, pode causar ansiedade, inquietação e distúrbios do sono. Outros efeitos colaterais incluem irritabilidade, nervosismo e dores de cabeça. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que atua no cérebro tomando o lugar da adenosina, um neurotransmissor.
Os grãos de café são colhidos e então processados quimicamente e torrados para produzir café. O processo de torrefação ajuda a criar, equilibrar ou alterar o sabor, a acidez e o corpo do grão de café. Existem vários estágios na torrefação de café que fazem com que o grão dobre em tamanho, mude de cor e, muitas vezes, experimente uma perda de peso. Como a umidade é perdida no feijão, de repente vai aparecer de forma audível, soando um pouco como pipoca. Neste processo, os amidos são convertidos em açúcar e a estrutura celular do feijão é alterada. O aquecimento e a torrefação do grão liberam óleo de café que é volátil e solúvel em água. Uma vez torrado, o sabor do grão de café pode ser danificado pela umidade, luz e oxigênio. Se os grãos estiverem muito escuros, os óleos serão queimados; se for muito leve, os óleos não se precipitam e o café tem um sabor amargo.
Cafeína no Assado Escuro
A quantidade de cafeína presente no café depende de vários fatores. O café torrado escuro tem mais óleo de café precipitado do grão, que inclui mais cafeína. A quantidade de cafeína também está relacionada à forma como o café é fabricado e à variedade de grãos escolhidos para o café torrado, segundo a Coffee.org. Por exemplo, 4 onças de grãos de café arábica produzir 100 mg de cafeína quando fabricado em um método de gotejamento, enquanto uma dose de café expresso de 1 onça tem 40 mg de cafeína. De acordo com o Coffee.org, um método de infusão por gotejamento aumenta a quantidade de cafeína que chega à sua xícara.
Benefícios do Assado Sombrio
Assar um grão de café escuro não apenas dá maior sabor e mais cafeína, mas também Também pode criar um composto no café que reduz a quantidade de ácido gástrico que você produz. Uma equipe de pesquisadores publicou seu trabalho em uma reunião da American Chemical Society em 2010. Eles compararam os perfis químicos de café torrado escuro e café torrado com grãos comuns torrados e tratados com vapor. O café torrado escuro tinha mais de 30 mg por litro de substância química relacionada à produção reduzida de ácido gástrico, e estava ligado a menos azia e menos problemas estomacais.