O café torrado a partir de grãos de café contém fitonutrientes e compostos estimulantes, como a cafeína, que têm uma variedade de efeitos em seu corpo. Demasiado café pode ter efeitos prejudiciais no seu corpo, incluindo os seus rins, principalmente relacionados com a quantidade de cafeína contida nos grãos de café. Converse com seu médico sobre o uso de café e cafeína se você sofre de doença renal ou tem rins enfraquecidos devido a doença.
Cafeína
Uma única xícara de café contém cerca de 120 mg de cafeína em média, o que é suficiente para estimular eficazmente o seu sistema nervoso central e aumentar a energia e o estado de alerta. A cafeína ativa os receptores de adenosina e adenina no cérebro, o que, por sua vez, aumenta a produção de hormônios adrenais que aumentam a freqüência cardíaca, o fluxo sanguíneo e o diâmetro dos vasos sanguíneos. Um aumento no fluxo sanguíneo em todo o corpo aumenta a taxa de transferência de sangue para os rins, onde as toxinas e outros metabólitos são filtrados para fora do sangue e excretados na urina.
Stress do Sistema Renal
Ao estimular o fluxo sanguíneo para os seus rins, a cafeína pode aumentar o estresse colocado em todo o sistema renal, o sistema que inclui os rins e é responsável por filtrar o sangue. Em um estudo de 2002 publicado na revista "Kidney International", os pesquisadores afirmam que o consumo prolongado de cafeína pode aumentar o risco de insuficiência renal, afetando a capacidade do seu rim para filtrar a insulina presente na corrente sanguínea. De acordo com a Health-Science-Spirit.com, beber café a longo prazo pode aumentar a quantidade de cálcio excretada pelos rins, causando uma deficiência de cálcio.
Desidratação
A cafeína contida no café é bem conhecida. para aumentar o risco de desidratação, de acordo com o livro "Suplementos Nutricionais em Esportes e Exercícios". A National Library of Medicine afirma que a desidratação é o maior fator de risco que contribui para a formação de cálculos renais, que são dolorosos depósitos de cálcio nos rins que podem causar dor extrema e, às vezes, exigem cirurgia. Beber mais do que uma ou duas xícaras de café por dia pode aumentar o risco de ficar desidratado porque seu corpo vai perder água muito rapidamente, de acordo com a Central Nacional de Informações sobre Doenças Renais e Urológicas. na Universidade de Michigan afirma que até 200 mg de cafeína, ou cerca de 1 xícara grande de café, é relativamente inofensivo. No entanto, uma maior ingestão diária pode aumentar o risco de efeitos colaterais leves, incluindo ansiedade, irritabilidade, insônia, desconforto intestinal e dor de cabeça. A ingestão de cafeína a longo prazo para cima de 600 mg por dia, ou 3 ou mais xícaras de café por dia, pode aumentar significativamente o risco de desenvolver cálculos renais e outras anormalidades renais que podem ser prejudiciais à sua saúde.