casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Beber chá é melhor para sua saúde do que café?

Café e chá não são apenas bebidas simples. De acordo com Rob van Dam, professor assistente do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, o café contém centenas de substâncias diferentes. O chá também tem uma variedade de substâncias diferentes, como teobromina, aminoácidos e antioxidantes.

Cafeína e Saúde

A cafeína está presente no chá e no café e tem efeitos na saúde. O Instituto Linus Pauling relata que uma xícara de café de 8 onças normalmente contém 72 a 130 mg de cafeína; o chá preto tem 42 a 72 miligramas; e chá verde 9 a 50 miligramas. Drugs.com observa que a cafeína pode causar azia, problemas de sono e ansiedade, além de aumentar a pressão arterial. As pessoas que são particularmente sensíveis à cafeína podem reagir a quantidades relativamente pequenas.

Café versus Chá

Melinda Beck relatou no “Wall Street Journal” em dezembro de 2009 que o café pode diminuir o risco de desenvolver diabetes, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer e câncer de próstata, mas aumentam o risco de cálculos biliares. A quantidade de café em cada uma dessas situações variou de três a seis xícaras de café por dia. Por outro lado, o Instituto Linus Pauling observa que o chá protege contra doenças cardíacas - tanto o chá verde quanto o preto são eficazes - enquanto o chá verde protege contra o derrame e o chá preto protege contra a osteoporose. O Instituto observa que os chás foram encontrados para inibir o crescimento de bactérias que causam cáries dentárias. O chá verde também pode interagir com alguns medicamentos, especialmente com o Coumadin, que é mais fino no sangue, e o chá pode inibir a absorção de ferro de outras fontes. A Universidade de Maryland relata que o chá verde reduz a inflamação na doença de Crohn e na colite ulcerativa, pode ajudar a regular a glicose no sangue e parece proteger o fígado de danos. No entanto, a universidade diz que, embora o chá verde em particular tenha uma reputação como preventivo do câncer, os dados neste momento são inconclusivos. Quando nem uma bebida mostra uma vantagem, às vezes nem o café nem o chá têm um particular benefício. G. Fagherazzi observou em “Saúde e Nutrição Pública”, de abril de 2011, que o consumo de café, chá e cafeína não tinha relação com o risco de câncer de mama. Às vezes café e chá têm benefícios semelhantes; Um estudo conduzido por K. Tanaka relatou na edição de abril de 2011 do “Parkinsonism and Related Disorders” que café, chá preto, chás japonês e chinês diminuíram o risco de doença de Parkinson.

Considerações e advertências

Não é provável que uma xícara ou duas de café ou chá causem problemas para a maioria das pessoas, há uma exceção. O Dr. van Dam recomenda que as mulheres grávidas não bebam mais do que uma xícara de café por dia. Ele sente que o potencial de aborto espontâneo e os efeitos sobre o feto tornam o café arriscado se tomados em quantidades maiores. Nem café nem chá devem ser considerados uma panacéia para qualquer problema de saúde e qual bebida seria mais vantajosa depende de seus problemas de saúde específicos; Se tiver dúvidas ou preocupações, discuta-as com um profissional de saúde.