O café e o vinho são duas das bebidas mais populares em todo o mundo, e cada um deles tem efeitos colaterais na saúde humana. Os efeitos perigosos do excesso de álcool, e o nervosismo e insônia que fazem muito café, são bem conhecidos. Mas a boa notícia é que, se consumidos em quantidades moderadas, a maioria dos efeitos colaterais da saúde humana do vinho e do café são positivos.
Café Aumenta a Resistência
Existe um acordo científico geral de que um efeito colateral da cafeína, o principal componente ativo do café regular, aumenta o desempenho de resistência em eventos esportivos de longo prazo, de acordo com o Departamento de Esportes da Rice University. Rice explica que a cafeína faz com que o corpo conserve glicogênio durante o período inicial de exercício, deixando mais glicogênio disponível para uso no decorrer de um evento de desempenho físico. Glicogênio é o principal combustível que os músculos do corpo usam; A gordura corporal é o combustível secundário do músculo, mas o glicogênio deve estar presente no sistema para que o corpo utilize gordura. A cafeína ajuda o corpo a usar essas reservas de gordura de forma mais eficaz como combustível e mantém o glicogênio no lugar por mais tempo, retardando o início do esgotamento muscular. Com uma xícara de café antes de praticar atividade física, o exercício ou o desempenho esportivo podem durar mais tempo. Em algumas pessoas, a cafeína também diminui a percepção de esforço físico, estimulando também a atividade física por mais tempo. No entanto, a cafeína é uma droga regulamentada em muitos eventos esportivos, portanto, mantenha o consumo antes das corridas a níveis moderados. Aumenta a capacidade intelectual e detecta doenças
O café deixa você mais alerta e focado. O café com cafeína pode elevar a pressão arterial e causar ansiedade leve quando consumido em grandes doses, mas esses efeitos colaterais empalidecem em comparação com a miríade de efeitos positivos na saúde humana causados por uma ou duas xícaras diárias de café, segundo o Dr. Stephen Alexander. Professor de Farmacologia Molecular na Universidade de Nottingham, Reino Unido, escrevendo no jornal Daily Mail online. O café aumenta temporariamente o QI e melhora a memória de curto prazo, particularmente em idosos, onde também acelera os tempos de reação e aumenta a capacidade de raciocínio. O café concentra a mente, e o Dr. Alexander relata que estudos confiáveis indicam que a cafeína pode evitar a doença de Parkinson e outras formas de demência, e pode até mesmo reverter os efeitos da doença de Alzheimer no cérebro. p> O álcool sempre pode ser perigoso quando consumido excessivamente, e carros e outros equipamentos nunca devem ser operados após o consumo de álcool. Com moderação, consumir vinho, particularmente vinho tinto, tem muitos efeitos colaterais positivos na saúde humana. O Instituto Linus Pauling, da Universidade Estadual do Oregon, relata que o vinho tem sido consistentemente associado a reduções de 20% a 30% na doença coronariana. O resveratrol, um componente das uvas vermelhas encontradas no vinho tinto e suco de uva, é um antioxidante ativo que neutraliza os radicais livres que poderiam prejudicar a saúde humana e inibe a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade, adiando arteriosclerose e doenças cardíacas. O resveratrol também é anti-inflamatório e ajuda as plaquetas do sangue a evitar a coagulação.