Enquanto não há nada como um bom copo de joe, muito de uma coisa boa pode ser ruim. É por isso que é importante perceber quando você exagerou na cafeína. Isso vale, não importa que tipo de bebedor de café você seja. Se você costuma tomar uma xícara logo pela manhã, ou duas xícaras quando está numa crise da tarde, saber que os sinais de ter bebido demais podem ajudar a evitar que você fique doente. A Clínica Mayo diz que a ingestão moderada de café é de duas a quatro xícaras por dia. Isso equivale a 200 a 300 mg de cafeína. Beber tanto café ao longo do dia ainda terá o efeito desejado de acelerar o sistema nervoso central e acordá-lo. Isso ainda aumentará sua capacidade de concentração e concentração. Quando você excede duas a quatro xícaras de café por dia, você começa a andar numa montanha-russa neurológica.
Efeitos imediatos
Quando você passa de 500 mg de cafeína - entre cinco e seis xícaras - você começa a mostre sinais imediatos de seus efeitos. Você vai se sentir nervoso e nervoso. Seu batimento cardíaco aumentará e você poderá transpirar. Você também fala um pouco mais rápido que o normal. Seu estômago pode ficar chateado. Você pode começar a ficar irritado com as pessoas e agir estressado. Você pode até começar a ter espasmos musculares se você realmente exagerou. Esses sinais podem ser seguidos por um período de intensa fadiga à medida que a cafeína passa.
Efeitos a Longo Prazo
Beber muito café com o tempo irá alterar a forma como o seu corpo funciona. Você pode reconhecer esses sinais e ajustar sua ingestão de acordo. Se você tem insônia, inquietação e diminuição geral da energia, por exemplo, pode estar tomando muito café. A "Encyclopedia of Natural Medicine" cita um estudo realizado no Instituto de Farmacologia da Universidade de Erlangen-Nürnberg, em Erlangen, Alemanha, onde pesquisadores alimentaram a cafeína de camundongos e monitoraram sua capacidade de nadar todos os dias ao longo de seis semanas. Enquanto o café é conhecido por aumentar a energia, ao longo do tempo os ratos foram menos capazes de nadar do que no início do estudo. Cortar para trás ou parar de fumar Cortando o café, se você está bebendo demais pode ser desagradável. Seus sintomas provavelmente incluirão dores de cabeça e cansaço. Você também pode sentir ansiedade, constipação e uma sensação geral de estar mentalmente mais lento do que o normal. Isso porque a cafeína que estava fazendo com que os neurônios do cérebro disparassem rapidamente está agora diminuída ou ausente. Como reduzir ou desistir de qualquer droga, você passará por um período de abstinência. Deve durar uma semana ou duas, de acordo com a NaturalNews.com. Então, você voltará a sentir-se normal - ou pelo menos do jeito que você fez antes de desenvolver um vício em cafeína.