O excesso de café e cafeína afeta o corpo. O Instituto de Pesquisas do Café informa que mais da metade dos americanos toma café diariamente. Vinte e cinco por cento bebem café ocasionalmente. O café pode ser viciante, levando ao consumo excessivo. Devido à sua natureza ácida e teor de cafeína, o consumo excessivo pode ter efeitos negativos no estômago.
Um refluxo gástrico Um possível efeito de saúde do consumo excessivo de café e cafeína no estômago é a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE . Esta condição pode aumentar as úlceras gástricas e aumentar o risco de câncer gástrico, de acordo com um artigo publicado na edição de 2006 do periódico "Methods and Findings in Experimental and Clinical Pharmacology". Pesquisadores estão procurando maneiras de reduzir o teor de ácido no café, o que vai ajudar os pacientes com DRGE.
Efeitos estimulantes Os efeitos estimulantes da cafeína no café podem ocorrer em várias áreas do seu corpo, incluindo a gastrintestinal. "A cafeína estimula diretamente os nervos que controlam a atividade intestinal, de acordo com o Centro de Distúrbios Funcionais e Motilidade Funcional da Universidade da Carolina do Norte. O aumento da atividade intestinal significa que o café pode ter um efeito laxativo. Para alguns, acelera tanto o intestino que causa diarréia. A diarréia pode levar a desidratação e perda de nutrientes no intestino que, de outra forma, teriam sido absorvidos.
Náusea e Dor de estômago
O consumo excessivo de café pode causar dor no estômago e causar uma sensação de náusea. Este efeito não ocorre para todos, mas para alguns pode ser bastante doloroso. Essa náusea e dor podem ocorrer por excesso de estimulação dos nervos no estômago, desidratação e superprodução de ácido.