A Sucralose, um pó branco cristalino feito de sacarose, é usado como adoçante de baixa caloria, de acordo com o Medline Plus. Sucralose tem um sabor muito mais doce que a sacarose, uma vez que é 600 vezes mais doce. A Sucralose é utilizada em produtos que necessitam de maior vida útil e em produtos assados. O uso de sucralose pode ter efeitos colaterais digestivos.
Bactérias intestinais
Um equilíbrio de bactérias benéficas é necessário para a função intestinal normal. Sucralose pode comprometer as bactérias no intestino. Um estudo de 2008 no "Jornal de Toxicologia e Saúde Ambiental", liderado pelo pesquisador Abou Donia, explica que a sucralose administrada a ratos por 12 semanas reduz as bactérias benéficas no intestino. Bactérias benéficas ajudam o sistema imunológico a funcionar adequadamente, sintetizam vitaminas, melhoram a digestão e combatem bactérias ruins. Portanto, manter as bactérias necessárias é fundamental para a saúde.
Gastrointestinal Chateado
Sintomas gastrointestinais podem resultar devido a ingestão de sucralose. Womentowomen.com lista vários sintomas de desconforto gastrointestinal, como gases, inchaço, diarréia e náuseas. Efeitos colaterais digestivos são improváveis e a sucralose é segura de acordo com a Food and Drug Administration dos Estados Unidos. Sucralose consumida com moderação é a chave para prevenir efeitos colaterais digestivos.
Dano do cólon
Danos ao cólon é um risco de comer grandes quantidades de sucralose. Os ratos receberam sucralose em um estudo publicado no periódico "Mutation Research" de 2002, liderado pelo pesquisador Sasaki. Os efeitos da grande quantidade de sucralose dada aos ratos resulta em danos no DNA do cólon. Qualquer dano ao cólon pode potencialmente levar a problemas digestivos. A moderação é recomendada quando se usa sucralose.