A desnutrição é uma condição que ocorre quando uma pessoa não recebe nutrição suficiente, o que pode afetar a saúde mental, a saúde física e o desenvolvimento. Pode resultar de uma dieta desequilibrada, uma doença que interfere na absorção de nutrientes, anormalidades digestivas, doenças e, como é o caso em muitos países empobrecidos, falta de comida. A desnutrição pode levar ao crescimento atrofiado, ao peso inadequado, à incapacidade de combater doenças, aos ciclos menstruais interrompidos, à doença dos ossos quebradiços e até à morte prematura.
Causas
A desnutrição tem muitas causas. Condições médicas como a doença celíaca, a intolerância à lactose e a fibrose cística interferem na capacidade do organismo de absorver nutrientes, de acordo com o site Nemours KidsHealth. Os transtornos alimentares e as dietas extremamente restritivas acarretam o risco de desnutrição, pois ambos comprometem a capacidade de uma pessoa de obter todos os nutrientes de que necessita. Ironicamente, alguém que é obeso também pode estar desnutrido. Ela pode estar recebendo uma abundância de calorias, mas a partir dos alimentos errados. Da mesma forma, o alcoolismo pode colocar uma pessoa em risco de desenvolver desnutrição. Finalmente, a falta de acesso a alimentos saudáveis e baratos pode causar desnutrição. Esta é a situação em algumas partes do mundo, onde a guerra e os desastres naturais interrompem o suprimento de alimentos, de acordo com a KidsHealth. A desnutrição pode envolver a falta de apenas um nutriente. Por exemplo, a falta de ferro, chamada anemia por deficiência de ferro, impede a produção de glóbulos vermelhos. Alguém que é anêmico pode não ter sintomas, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. Alguém com uma deficiência mais pronunciada pode estar fatigada e apresentar sintomas como falta de ar, dor de cabeça e dor no peito, de acordo com o instituto. A falta de vitamina C pode causar escorbuto e sintomas associados de fadiga, dor óssea e falta de ar. A falta de vitamina D pode causar raquitismo, que pode prejudicar o crescimento e causar fraqueza muscular.
Medicações »A má absorção de nutrientes resultantes da doença celíaca pode causar perda de peso, diarréia, fraqueza e fadiga, acinzentada fezes com um odor desagradável, crescimento atrofiado em crianças e osteoporose em idosos. Aqueles com fibrose cística não possuem enzimas essenciais. Isso interfere na capacidade do organismo de absorver proteínas, gorduras e vitaminas lipossolúveis e pode retardar o desenvolvimento físico. Dieters que consomem poucas calorias e aqueles com um transtorno alimentar como anorexia estão em risco de desenvolver anemia, perda óssea, suscetibilidade a infecções, infertilidade, irregularidades da tireóide, comprometimento cognitivo e incapacidade de menstruar. Se não for tratada, a desnutrição pode levar à morte.
O que fazer
A desnutrição envolvendo apenas um nutriente pode ser corrigida com relativa facilidade. A anemia por deficiência de ferro, por exemplo, pode ser corrigida pela ingestão de mais alimentos ricos em ferro ou pela ingestão de suplementos. Da mesma forma, o escorbuto e o raquitismo podem ser corrigidos com simples mudanças na dieta. Outras causas de desnutrição podem precisar de uma abordagem mais abrangente. Alguém com fibrose cística pode precisar de mais gordura e calorias, enquanto alguém com celíase deve evitar todos os alimentos que contenham glúten. Alguém com um transtorno alimentar deve obter nutrição e calorias suficientes. O National Institutes of Health recomenda que as mulheres recebam pelo menos 1.200 calorias diariamente, enquanto os homens precisam de pelo menos 1.500 calorias. A American Heart Association recomenda uma dieta que contém vegetais, frutas, produtos integrais e produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura. Se você está desnutrido, converse com seu médico e nutricionista. Eles podem ajudá-lo a corrigir suas deficiências e desenvolver um plano alimentar adequado para você.