Os desejos de comida referem-se a um desejo intenso por determinados alimentos. Eles podem surgir com ou sem fome e podem ser causados por vários fatores, incluindo estresse, dietas restritivas, alterações hormonais e genética. Embora os desejos por alimentos gordurosos, como o chocolate, sejam comuns, eles podem levar a excessos, ganho de peso ou sentimentos intensos de privação. Os desejos de comida são frequentemente administráveis através de mudanças de estilo de vida. No entanto, consulte um médico se tiver desejos por comida severa ou frequente.
Prevalência
Os desejos por comida são comuns. De acordo com um relatório publicado no Journal of Nutrition (JN) em março de 2003, 68 por cento dos homens e 97 por cento das mulheres supostamente sentem desejos por comida. As mulheres são mais propensas a comidas gordurosas e doces - como sorvete e chocolate - do que os homens. As pessoas com compulsão alimentar e as mulheres que sofrem alterações hormonais geralmente sentem ânsias por alimentos ricos em gordura. Os homens tendem a sentir desejos por carne com alto teor de gordura, salgadinhos e pratos principais pratos mais do que mulheres.
Causas
Vários fatores podem contribuir para a compulsão alimentar com gordura. De acordo com o JN, neurotransmissores no cérebro podem desencadear desejos de comida em pessoas com vários tipos de transtornos alimentares. Estresse emocional, depressão, ansiedade, alterações hormonais associadas à menstruação, gravidez e menopausa e adesão a uma dieta com restrição de calorias ou baixo teor de gordura também podem causar fissura por alimentos ricos em gordura. Dieta com baixo teor de carboidratos pode experimentar um aumento no desejo por alimentos ricos em carboidratos e com alto teor de gordura.
Riscos
Os desejos por comida afetam as pessoas de várias maneiras. Pesquisadores da Universidade Flinders, em Melbourne, descobriram que resistir aos desejos de comida ao invés de alimentá-los pode levar a efeitos prejudiciais - incluindo a redução das habilidades de memória - e a problemas mais sérios, como acidentes de carro. Resistindo a compulsões alimentares também pode levar a sentimentos intensos de privação, o que aumenta o risco de humor depressivo, overindulging e ganho de peso. Os desejos de comida podem servir como uma ferramenta valiosa. De acordo com a Clínica Mayo, os desejos por alimentos gordurosos são comumente ligados à alimentação emocional, ou a comer como um meio de suprimir ou lidar com situações emocionais estressantes. Em vez de se concentrar em alimentar ou combater os desejos de comida, uma pessoa que sente desejos frequentes pode ser capaz de ver os desejos como uma sugestão de que ele precisa de algum tipo de ajuda. Os desejos por comida causados por dietas restritivas e com baixo teor de gordura podem indicar a necessidade de mudanças dietéticas saudáveis. Quando você satisfaz desejos de comida gordurosa com alternativas de comida sãs, como fruta em lugar de biscoitos, sua saúde pode aumentar. Gerenciando a compulsão alimentar também pode fornecer prática no auto-exame e disciplina.
Sugestões de
Se você tiver desejos frequentes ou intensos de alimentos, você pode se beneficiar da orientação de um médico, nutricionista ou terapeuta. Para a compulsão alimentar leve a moderada, os pesquisadores da Universidade Flinders de Melbourne sugerem a visualização de imagens positivas, porque as pessoas tendem a evocar imagens mentais dos alimentos que desejam. Especialistas da Mayo Clinic sugerem manter um diário alimentar que rastreie alimentos ingeridos e observações emocionais como forma de reconhecer padrões pessoais e desencadear desejos. Quando comer é usado como um mecanismo de enfrentamento do estresse, adote comportamentos alternativos. O controle regular do estresse, o exercício e o objetivo de uma dieta que permita o consumo moderado de todos os alimentos também podem ajudar a controlar os desejos por comida.