O laurato de sacarose é um pó branco ou esbranquiçado feito de uma combinação de ácido láurico e sacarose que às vezes é usado em certas bebidas, bem como em alguns produtos de cuidados pessoais, cosméticos e medicamentos líquidos. Uso de alimentos na comida
O laurato de sacarose é usado principalmente para a emulsificação, ou para manter substâncias à base de óleo e à base de água misturadas. Em alimentos, isso normalmente significa manter as cores, nutrientes e sabores de bebidas claras se separando do líquido. O laurato de sacarose também pode ajudar a manter os alimentos seguros quando combinados com tratamentos térmicos assistidos por pressão, pois ajuda a inativar os esporos de certos tipos de bactérias que podem causar deterioração de alimentos, segundo um estudo publicado no Journal of Food Protection em novembro de 2010.
Fontes de Alimentos
O laurato de sacarose é encontrado em algumas bebidas, incluindo leite, leitelho, água mineral, refrigerante, bebidas à base de água aromatizadas, bebidas alcoólicas, bebidas esportivas, chá e café. Laurato de sacarose ou outros produtos químicos semelhantes também podem ser encontrados em algumas carnes processadas, branqueadores de café, chocolates, massas, biscoitos, pães, gomas de mascar e caramelos.
Outros usos potenciais
Laurrato de sacarose pode ajudar a amaciar e condicionar sua pele quando usado em produtos de beleza. Ele também pode atuar como um surfactante, ou uma substância que ajuda a remover a sujeira ou tornar as substâncias espumosas, razão pela qual às vezes é usado em xampus. Um estudo publicado no International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences em 2014 descobriu que o laurato de sacarose poderia ajudar a estabilizar as versões líquidas do ibuprofeno, como as destinadas a crianças, tornando o medicamento melhor e tornando-o mais biodisponível. br>
Até o momento, não há preocupações de saúde conhecidas com o uso de laurato de sacarose em alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal. É mais provável que se decompõe em sacarose e ácidos graxos no trato intestinal, de acordo com a European Food Safety Authority. A substância não é um produto químico tóxico e não foi detectado na urina ou tecidos de pessoas que usam xampus contendo laurato de sacarose, de acordo com o site GoodGuide.
O estudo do International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences observou que, comparado a outros produtos químicos similares, pode ser usado em quantidades menores e não tem preocupações com toxicidade. É também relativamente livre de cor, cheiro e sabor e rapidamente se biodegrada depois de ser usado, tornando-o relativamente amigo do ambiente.
, , ] ]