Simplificando, a desidratação é causada por consumir muito pouco ou perder muito fluido. Embora os alimentos não causem diretamente desidratação, seus hábitos alimentares podem contribuir - seja impedindo-o de consumir alimentos ricos em líquidos ou incentivando-o a perder líquidos. Melhorar os seus hábitos alimentares e repor os líquidos perdidos devido a doença ou transpiração pode ajudar a evitar sintomas incómodos, como dores de cabeça e boca seca. Se você tiver sintomas graves, como tontura, um batimento cardíaco acelerado ou urina muito escura, procure orientação médica imediata.
Comer alguns alimentos hidratantes
A água não está presente apenas em líquidos. Frutas, vegetais e sopas à base de caldo também fornecem quantidades valiosas, atendendo a cerca de 20% de suas necessidades de água, de acordo com a Extensão da Universidade do Estado de Iowa. Se você está em risco ou já desenvolveu desidratação devido ao calor, suor intenso, falta de bebidas hidratantes, diarréia ou vômito, comer principalmente alimentos não-hidratantes pode piorar seus sintomas. Para evitar esses efeitos, coma frutas ou verduras, uma sopa de vegetais ou uma sopa à base de caldo com suas refeições ou lanches, em vez de apenas alimentos secos, como pães e batatas fritas. Opções particularmente ricas em fluidos incluem melão, frutas cítricas, frutas vermelhas, verduras e aipo.
A cafeína como um diurético
O café tem sido considerado desidratante, mas a pesquisa mostra que seu potencial diurético, ou fluído fluido , os efeitos são compensados pelo líquido que fornece. Em um estudo publicado no "PLOS ONE" em janeiro de 2014, 50 homens que bebiam café usualmente bebiam quantidades iguais e moderadas de água ou café por três dias. No final do estudo, ambos os grupos estavam igualmente hidratados. Os pesquisadores concluíram que o café consumido com moderação é tão hidratante quanto a água. Se você gosta de café ou chá, não procure mais do que uma ingestão moderada - em torno de 300 miligramas ou 3 xícaras de café cafeinado - por dia. O chá com cafeína fornece 14 a 60 miligramas por xícara. Uma barra de chocolate de 1,5 onças ou 12 onças de cola cafeinada fornece cerca de 45 miligramas. Tome cuidado com bebidas energéticas, que podem conter mais de 200 miligramas de cafeína por porção, além de estimulantes adicionais, como o ginseng; devido ao alto teor de estimulantes, eles são muito mais propensos a desidratar.
Álcool e suplementos dietéticos
Embora não seja considerado alimentos, bebidas alcoólicas e muitos suplementos dietéticos podem influenciar negativamente os seus níveis de hidratação. O álcool promove a produção de urina, o que leva à perda de líquidos. Quanto mais álcool você consumir, mais fluido você perderá, aumentando o risco de ressaca. As ressacas são dores de cabeça causadas pela desidratação. Suplementos voltados para perda de peso e aumento de energia geralmente contêm estimulantes, como o ginseng. Ginseng só é considerado possivelmente seguro para uso a curto prazo, de acordo com MedlinePlus, e pode desencadear efeitos colaterais, incluindo diarréia - uma causa comum de desidratação.
Necessidades individuais de líquidos variam, com base em fatores como idade, nível de atividade e gênero. A maioria das pessoas precisa de 8 a 13 copos de água por dia, diz Iowa State, junto com alimentos hidratantes. Você deve beber o suficiente para não sentir sede e até que sua urina apareça clara ou amarela pálida. Urina mais escura mostra uma maior concentração de resíduos e menos água - um sinal de desidratação. Exercícios intensos, sudorese e calor aumentam suas necessidades de líquidos. Se os seus sintomas derivam de diarreia ou vômito, beba qualquer líquido que você possa tolerar e busque orientação do seu médico para sintomas graves. Para tornar a água mais conveniente e palatável, mantenha uma garrafa de água com você durante todo o dia, adicionando um pouco de suco ou frutas frescas, como fatias de maçã, para dar sabor.