As células de combustível de hidrogênio podem revolucionar o setor de transportes e, possivelmente, a eletricidade doméstica também. É o combustível - o hidrogênio líquido - que sofre a reação dentro da célula de combustível que faz com que a maioria dos céticos pare. É mantido sob intensas pressões de 3.000 a 10.000 libras. por polegada quadrada, é inflamável e o pensamento lembra imagens do desastre de Hindenburg. O medo é parcialmente construído sobre o mito, mas há preocupações de segurança a considerar antes de mudar para uma economia de hidrogênio. Perigo explosivo
O hidrogênio é explosivo em altas concentrações, mas sua tendência é queimar em vez de explodir. . Essa propriedade não elimina totalmente o perigo explosivo, mas o torna tão seguro quanto qualquer material volátil usado como combustível. Os tanques de hidrogênio foram submetidos a testes rigorosos e piores cenários. Em um estudo publicado na edição de novembro de 1996 de "The New Scientist", o físico Rob Edwards testou um tanque cheio de hidrogênio, engolfando-o em chamas de 1600 graus por 70 minutos sem incidentes. Ele também perfurou um tanque com balas perfurando armaduras. O hidrogênio às vezes queimava e às vezes se dissipava, mas não explodia.
Flamabilidade
O hidrogênio é extremamente inflamável, como qualquer estudante de química que inflamou o hidrogênio em um tubo de ensaio pode atestar. É preciso 14 vezes menos energia para inflamar o hidrogênio do que para acender o gás natural, de acordo com um white paper de Amory Lovins para o Rocky Mountain Institute. Ele requer uma concentração no ar quatro vezes maior do que o vapor de gasolina para ignição, no entanto, tornando o hidrogênio como combustível um perigo semelhante a qualquer combustível inflamável em uso hoje, de acordo com Lovins. O hidrogênio representa um perigo adicional para os socorristas em caso de incêndio, porque uma chama de hidrogênio é praticamente invisível durante o dia.
Toxicidade
O hidrogênio líquido imediatamente efervescese em contato com o ar à temperatura e pressão padrão. Uma abundância de hidrogênio acumulado em áreas que não são bem ventiladas representa um risco de asfixia para as pessoas na área. O gás hidrogênio é inodoro e incolor, e a reação com o oxigênio que transformaria o hidrogênio livre em inofensivo vapor de água acontece muito lentamente à temperatura ambiente. Como resultado, o hidrogênio livre cria um ambiente deficiente em oxigênio que pode causar dores de cabeça, depressão dos sentidos, inconsciência ou até mesmo a morte.
Mudança Climática
O hidrogênio pode ser extraído de um número de “feedstocks, ”Incluindo gás natural, água e até óleo e carvão. A maioria do hidrogênio para uso industrial é extraída de combustíveis fósseis em um processo que libera quantidades abundantes de dióxido de carbono na atmosfera, de acordo com o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. Até mesmo o hidrogênio extraído da água, no todo, o faz com a eletricidade produzida por fontes de combustível fóssil. Até que a produção de hidrogênio seja neutra em carbono, alimentar os carros com hidrogênio não será uma estratégia eficaz de mitigação do aquecimento global.