O radão é um gás radioativo que não tem cor, odor ou sabor. Ocorre naturalmente em pequenas concentrações em todos os solos, e em maiores concentrações em granito, xisto e fosfatos. Do solo, o radão pode afundar nos sistemas de água subterrânea ou subir para a atmosfera. Seu maior impacto ocorre quando fica preso e quebra dentro de edifícios.
Efeitos do Radão no solo
O radão entra no solo a partir de depósitos de urânio. Ele também entra no solo através de minas de urânio e fosfato e através da combustão de carvão. Como o radônio tem uma meia-vida relativamente curta de menos de quatro dias, algum radônio se decompõe em produtos de decaimento do radônio no solo.
O site da Lenntech, fornecedora de sistemas de tratamento e purificação de água, observa que O gás radônio emite muito pouca radiação gama. A exposição à radiação ou a doença da radiação devido à exposição através do solo são improváveis, mas os produtos de decaimento do rádon podem entrar na cadeia alimentar se ficarem ligados a plantas ou animais dentro do solo. Embora estudos tenham ligado essas partículas ao câncer de pulmão quando inaladas, seus efeitos sobre outros órgãos quando ingeridos são desconhecidos, então o maior perigo do gás radônio no solo é o seu potencial de se mover para o ar antes de se decompor. Radon na água
Assim como o radônio pode mover-se através do solo para o ar acima, ele pode afundar nas águas subterrâneas ou entrar em sistemas de água, como lagos e rios. Os efeitos dos produtos de radônio e decaimento de radônio na vida aquática são desconhecidos, assim como os efeitos da ingestão de peixes contaminados com produtos de decaimento do radônio. O perigo maior de radon em sistemas de água é o seu potencial para entrar em edifícios através da água da torneira antes de quebrar.
Efeitos do Radão no ar interior - p> O gás do rádon é geralmente disperso inofensivamente quando entra na atmosfera, de acordo com o Nevada Radon Education Program, da University of Nevada Cooperative Extension. No entanto, ele pode entrar em sistemas de ar interno através de rachaduras na fundação de um edifício. No interior, o radônio apresenta alguns riscos para a saúde. Os produtos de decaimento do radônio ficam suspensos no ar e, quando inalados, podem se ligar ao tecido pulmonar. Ao longo de anos de exposição, essas partículas podem afetar significativamente a saúde de seus pulmões. Por causa disso, o gás radônio é classificado como carcinógeno do Grupo A e é considerado causador de câncer de pulmão e outras doenças pulmonares.