Aumentar a quantidade de grãos integrais que você consome diariamente é um benefício para sua saúde geral, mas pode aumentar a quantidade de inchaço e gases que você desenvolve. Bulgur é um produto de trigo pré-cozido que é feito de várias partes do trigo e contém várias proteínas. Inchaço é um efeito colateral comum de aumentar a quantidade de fibra que você ingere diariamente, de acordo com o MedlinePlus. Você também pode desenvolver inchaço doloroso se for intolerante ao glúten. Converse com seu médico se o inchaço for grave ou doloroso.
Fibra Aumentada
De acordo com o USDA National Nutrient Database, o trigo bulgur contém 4 gramas de fibra alimentar em cada ¼ xícara. Bulgur é considerado um alimento rico em fibras, o que significa que comer o produto pode causar inchaço repentino e gases. Inchaço é o resultado de gás preso em seu sistema digestivo. Quando você come trigo de trigo, uma parte dos carboidratos no grão permanece não digerida e entra no cólon, o que causa aumento de gás e inchaço. Reduza a quantidade de fibra que você consome diariamente para evitar que o inchaço se desenvolva.
Intolerância ao glúten
O inchaço excessivo e doloroso pode ser um sinal de intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. A maioria das pessoas digerem o glúten sem nenhum efeito colateral, mas se você desenvolver inchaço, dor, diarréia e vômito depois de consumir trigo, você pode ter doença celíaca. Esta é uma condição que faz com que seu sistema imunológico ataque o revestimento do intestino delgado quando você consome glúten, de acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse. A causa da doença ainda não é clara, mas é considerada hereditária.
Se o inchaço é o resultado de muita fibra, ajuste sua dieta para incluir menos fibras. Se o inchaço é o resultado da intolerância ao glúten, você precisará implementar uma dieta sem glúten. Evite todos os produtos que contenham trigo, cevada ou centeio. Compre produtos que são certificados sem glúten. Alguns alimentos, como frutas, legumes, carnes frescas e laticínios, são naturalmente isentos de glúten. Certos alimentos podem conter glúten, como carnes processadas, sorvete e ketchup. Leia o rótulo do produto antes de ingerir um produto.
Considerações
É possível que, se você desenvolver diarreia crônica ou constipação depois de comer trigo de bulgur, tenha síndrome do intestino irritável. Sintomas comuns da SII incluem inchaço, gases e outras complicações digestivas depois de comer certos alimentos. O seu médico recomendará algumas alterações na dieta se for diagnosticado com SII.