O glúten é uma proteína de armazenamento encontrada em grãos comuns, como trigo, cevada e centeio. Quando seu corpo reage negativamente à ingestão dessa proteína, você pode ter uma alergia ou intolerância ao glúten. Uma forma mais grave de intolerância ao glúten chamada doença celíaca também pode ser o problema. Encontrar o profissional de saúde adequado para identificar a condição é fundamental.
Médico de cuidados primários ou internista
Inicialmente, seu médico de cuidados primários (PCP) ou internista pode rastreá-lo para uma alergia ao glúten. Leve ao seu compromisso uma lista de sintomas e razões pelas quais você suspeita de glúten. A maioria dos PCPs ou internistas pode solicitar os exames de sangue de triagem apropriados que podem incluir um painel de doença celíaca para anticorpos auto-imunes específicos ou um teste de anticorpo IgE para trigo, o grão mais comum contendo glúten. Esses dois testes identificam diferentes tipos de reações de glúten no organismo - o primeiro, um processo auto-imune chamado doença celíaca; o segundo, uma alergia imunomediada clássica, semelhante à conhecida e às vezes perigosa alergia ao amendoim. Se o seu médico não se sentir confortável com o seu pedido de teste, peça para ser encaminhado a um gastroenterologista ou alergista.
Gastroenterologista
A doença celíaca, uma forma grave de intolerância ao glúten, é formalmente diagnosticada através de uma endoscopia e biópsia positiva do intestino delgado revelando danos ao revestimento. A endoscopia é o uso de tubos leves, estreitos e flexíveis com câmeras embutidas para visualizar o interior do trato intestinal. De acordo com o American College of Gastroenterology, os gastroenterologistas são reconhecidos nacionalmente como especialistas na avaliação de distúrbios digestivos e têm treinamento dedicado em endoscopia e biópsia. Se você tiver exames de sangue positivos para doença celíaca ou se seu médico de família suspeitar do distúrbio, um gastroenterologista deve ser recrutado para confirmar o diagnóstico.
Alergista -
O Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia define um alergista como um médico especializado no diagnóstico e tratamento da asma e outras doenças alérgicas. Como a alergia ao trigo é outra forma potencial de alergia ao glúten, um alergista pode ajudar no diagnóstico. Ao contrário da intolerância ao glúten, em que os sintomas desaparecem depois que o glúten deixa o corpo, essa alergia faz com que seu corpo atinja o trato intestinal, levando a danos nos tecidos. Podem ser realizados testes cutâneos, nos quais minúsculas gotas de extratos purificados para proteínas de trigo são picadas na superfície da pele. Após 15 minutos, um médico ou enfermeiro observa a sua pele em busca de sinais de reações alérgicas, que podem se parecer com inchaços vermelhos e inflamados. Testes de sangue para anticorpos IgE ao trigo podem ser realizados em adição ou em vez de testes cutâneos.
Naturopathic Doctor ou Nutricionista
Se você está convencido de que está reagindo ao glúten mesmo que seus testes sejam negativos, tem um subgrupo de alergia ao glúten que não se encaixa perfeitamente em qualquer categoria de doença celíaca ou alergia ao trigo. O grupo de intolerância ao glúten da América do Norte diferencia a intolerância /sensibilidade do glúten da doença celíaca como sofrendo de angústia ao comer produtos contendo glúten e apresentando melhora ao seguir uma dieta sem glúten, ao mesmo tempo em que realizam testes negativos com sangue e biópsia. Um médico ou nutricionista naturopata é treinado extensivamente em nutrição e identificando intolerância alimentar através do uso de uma dieta de eliminação ou teste especializado.