O glúten não causa inchaço no estômago na maioria das pessoas. Se você desenvolver inchaço no estômago depois de comer glúten, o inchaço é um sinal de uma condição subjacente, como a intolerância ao glúten ou uma alergia ao glúten. Pare de comer glúten para determinar se o glúten é a causa do inchaço. Seu médico pode recomendar uma dieta sem glúten se o inchaço do seu estômago estiver relacionado a uma intolerância ou alergia. Não tente mudar sua dieta sem a supervisão de um médico.
As duas condições relacionadas ao glúten são a intolerância ao glúten e alergia ao glúten. O glúten é uma das cinco proteínas encontradas no trigo, cevada e centeio. Intolerância ao glúten é a incapacidade do sistema digestivo de digerir o glúten, o que resulta em inchaço, gases, diarréia, náusea, cólicas e dor de estômago. Uma alergia ao glúten não é causada pelo sistema digestivo, mas é uma hipersensibilidade do sistema imunológico. Uma alergia ao glúten não causará inchaço no estômago, mas fará com que outros sintomas se desenvolvam, como asma, urticária e congestão nasal.
Alimentos para evitar
O glúten é encontrado em uma grande variedade de alimentos, e alguns medicamentos contêm glúten. Quando você está com uma dieta sem glúten, é necessário evitar os seguintes ingredientes: farinha com alto teor de glúten, amido, malte de trigo, sêmola, trigo duro, farinhas com alto teor de proteína, farelo, farinha, graham e farinha de trigo. Alimentos que geralmente contêm glúten incluem massas, espelta, pão, bolos, biscoitos, pão ralado, bolachas, cereais, cuscuz e biscoito. Alguns alimentos processados podem conter glúten, como ketchup e sorvete. Leia os ingredientes antes de comer qualquer alimento embalado.
Alimentos para comer
Alimentos que são naturalmente sem glúten incluem frutas, legumes, frango, carnes frescas, peixe, arroz e soja. Coma assados e pães que são feitos com farinhas sem glúten, como farinha de arroz, farinha de soja, farinha de tapioca, farinha de milho e farinha de aveia. Adquira apenas alimentos embalados rotulados como “sem glúten”. Esses alimentos não são feitos apenas sem farinhas de glúten, mas também não são processados em equipamentos que são compartilhados com produtos de glúten. Alimentos que são considerados sem glúten incluem nozes, mandioca, trigo mourisco, araruta, linho, painço, quinoa e batatas.
Considerações
Embora você possa estar tentando evitar o glúten, comer até mesmo uma pequena quantidade pode causar complicações sérias se você é intolerante ao glúten ou tem uma alergia ao glúten. Comer uma pequena quantidade de glúten se você é intolerante pode causar danos permanentes aos seus intestinos. Uma alergia ao glúten pode levar ao choque anafilático, uma condição alérgica grave e mortal.