Experimentar um surto celíaco pode ser doloroso e dificultar a alimentação. Este processo inflamatório que afeta qualquer parte do trato gastrintestinal pode causar perda de peso, dor abdominal, náusea, fadiga e diarréia. Consulte o seu médico, pois as crises podem exigir medicação para tratamento e, se mais grave, repouso e possível cirurgia. Recomendações específicas de dieta podem ajudar com o manejo e controle dos sintomas da crise celíaca. Como recomendado pela Cleveland Clinic, uma dieta sem glúten é a melhor maneira de controlar os sintomas da doença celíaca. A exclusão do glúten da dieta pode melhorar os sintomas de má absorção e permitir a cicatrização do trato gastrointestinal. Trigo, derivados de trigo, cevada, centeio, triticale, malte e levedura de cerveja devem ser evitados. Em vez disso, selecione massas sem glúten, macarrão, bolachas e lanches. Outros grãos e amidos para substituir os alimentos que contêm glúten são quinoa, arroz, milho, amaranto e linho. Leia os rótulos para identificar os alimentos sem glúten.
Fluidos adequados
Permanecer hidratado durante uma crise celíaca pode ser difícil, especialmente se a diarréia for um problema. De acordo com um artigo de 2013 "Notícias dos EUA e Relatório Mundial", as onças de água necessárias para a atividade diária podem ser determinadas dividindo seu peso pela metade. Com diarréia, a quantidade necessária aumentará. Além da água, outros líquidos devem ser incluídos em sua dieta. Quantidades moderadas de suco e bebidas esportivas são opções adicionais para ajudar a melhorar sua hidratação.
Lactose Management
Com uma crise celíaca causando má absorção, uma dieta sem lactose pode ser temporariamente recomendada para ajudar a controlar os sintomas gastrointestinais. Ler etiquetas pode ajudar a identificar alimentos sem lactose. Os alimentos a serem consumidos como parte de uma dieta com restrição de lactose são carne e aves, ovos, frutas e legumes frescos ou enlatados e gorduras como margarina e molhos para salada que não são feitos com leite. Consumir leite sem lactose ou soja em vez de leite de vaca. Ao escolher grãos, verifique se eles adicionaram leite ou glúten. Verifique com o seu médico ou nutricionista para determinar se esses alimentos podem ser eventualmente reintroduzidos em sua dieta.
Vitamina e Suplementação Mineral
Deficiência de vitaminas e minerais são comuns com a doença celíaca por causa da má absorção, relata a Fundação da Doença Celíaca . Nutrientes de interesse incluem fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico, niacina, riboflavina, vitamina B-12, vitamina D, cobre e vitamina B-6. Durante um surto celíaco, a suplementação deve ser considerada até que o intestino delgado consiga absorver essas vitaminas e minerais normalmente. Ao selecionar um suplemento, identifique os ingredientes - principalmente os aditivos - para verificar se ele não contém glúten. , , ] ]