casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Uma dieta sem glúten pode ajudar a doença de Crohn?

Uma dieta sem glúten não contém trigo, cevada ou centeio. O glúten é uma proteína que causa sérios efeitos colaterais em pessoas com doença celíaca. Algumas pessoas são sensíveis ao glúten e, para essas pessoas, limitar ou remover o glúten de sua dieta pode ser benéfico. No entanto, uma dieta sem glúten pode não ser útil para aqueles com doença de Crohn. A doença de Crohn é uma desordem auto-imune onde o sistema imunológico do seu corpo decide incorretamente que substâncias, incluindo alimentos e bactérias, são substâncias estranhas, causando inflamação e espessamento da parede intestinal. É um tipo de doença inflamatória intestinal caracterizada por surtos alternados com períodos sem sintomas. Diferentemente da doença celíaca, onde uma proteína específica, o glúten, causa uma resposta imune na doença de Crohn, os médicos não encontraram uma substância específica que cause problemas para todas as pessoas com a doença.

Doença de Crohn e Dieta

Doença de Crohn, nem todas as pessoas reagem aos mesmos alimentos da mesma maneira. Não existe uma dieta específica, como a dieta sem glúten, que ajuda a todos com essa condição. Manter um diário alimentar pode ajudar a identificar os alimentos que causam um problema para você. Em geral, pessoas com doença de Crohn devem comer uma dieta saudável, incluindo proteínas, vitaminas, minerais e calorias suficientes. Algumas pessoas acham que a Dieta Carboidratada Específica, que limita carboidratos que são mais difíceis de digerir, ajuda a minimizar os sintomas, mas não há evidências científicas para apoiar seu uso, de acordo com a Crohn's e Colitis Foundation of America. Tratamento

Durante os surtos, você pode precisar fazer uma dieta pobre em fibras e poucos resíduos ou obter suporte nutricional através do uso de um tubo de alimentação. Seu médico pode prescrever medicamentos durante os surtos de Crohn, incluindo medicamentos para diarréia, inflamação e função imunológica. Antibióticos e corticosteróides também podem ajudar a minimizar problemas com a doença de Crohn. Se os medicamentos não funcionarem, você pode precisar de uma cirurgia intestinal para remover partes do intestino que estão muito danificadas.

Considerações

Você pode tentar uma dieta sem glúten para ver se isso ajuda a minimizar a sua Os sintomas da doença de Crohn, mas esta dieta pode ser difícil de seguir. Se não for bem planejado, você pode acabar com deficiências nutricionais, especialmente porque as pessoas com doença de Crohn já estão em maior risco para essas deficiências.