Aproximadamente 1 em cada 133 americanos sofre de uma doença auto-imune chamada doença celíaca, relata a Fundação Nacional para a Consciência Celíaca. Para pessoas com doença celíaca, consumir a proteína contida no trigo, cevada e centeio danifica as vilosidades do intestino delgado e pode levar a problemas permanentes a longo prazo, incluindo desnutrição, câncer, condições autoimunes adicionais e redução da densidade óssea. Você não precisa ser diagnosticado com celíacos, a forma mais extrema de intolerância ao glúten, para ter uma reação ao glúten. Um número desconhecido de pessoas sofre muitos sintomas desconfortáveis como resultado do consumo de glúten. Esses sintomas podem ser de natureza digestiva, mas também podem se manifestar em uma infinidade de outras formas e variar em gravidade.
Pessoas com intolerância ao glúten podem sentir distúrbios digestivos, incluindo inchaço, dor por cheiro de fezes e vômitos ocasionais. Constipação recorrente e diarréia são possíveis sinais de intolerância ao glúten, também. A perda de peso inexplicável pode sinalizar intolerância ao glúten, pois seu corpo não está absorvendo a energia ou os nutrientes dos alimentos. Se você é intolerante ao glúten, você pode ser intolerante à lactose, também.
Psicológico e Reprodutivo
Intolerância ao glúten às vezes pode se manifestar como infertilidade inexplicada. As pessoas também relatam dores de cabeça e nevoeiro cerebral quando são intolerantes ao glúten. Problemas de concentração, irritabilidade, fadiga - às vezes devido à anemia - e humor são outros sintomas.
A intolerância ao glúten pode causar erupções cutâneas, rosácea, eczema e aftas. Um tipo específico de erupção cutânea, denominado dermatite herpetiforme, caracterizado por manchas de pele irritadas e empoladas, é uma indicação de que você tem a doença celíaca, a forma mais grave de intolerância ao glúten. Todos com esta condição têm celíacos, mas nem todos com intolerância ao glúten ou doença celíaca irão desenvolvê-lo.
Neurologia e Saúde do Osso
A intolerância ao glúten também pode causar dor nas articulações e formigamento nos braços e pernas. Danos nos nervos e falta de equilíbrio são outros indicadores de possível intolerância ao glúten. A intolerância ao glúten, particularmente a celíaca, pode causar osteoporose de início precoce e contribuir para a erosão e descoloração do esmalte dentário.
, , ] ]