Pode parecer inconcebível que sua dor óssea nas pernas esteja ligada a um sanduíche que você comeu no almoço, mas se você tiver doença celíaca, os dois podem ser diretamente conectados. O glúten está presente na maioria das formas de farinha comumente usadas para fazer pão. Uma intolerância herdada geneticamente para o glúten, chamada de doença celíaca ou enteropatia sensível ao glúten, pode ser a causa da sua dor nas pernas.
Doença celíaca
A doença celíaca é transmitida geneticamente. Se sua mãe, pai, irmã ou irmão tem, seu risco de ter é maior. Em uma família com a predisposição genética para a doença celíaca, cerca de 1 em cada 10 membros da família será intolerante ao glúten, de acordo com a Health Canada. A doença celíaca causa danos ao revestimento interno do intestino delgado quando você come glúten, deixando-o incapaz de absorver adequadamente nutrientes.
Os sintomas da dor óssea
A dor óssea da perna é um dos sintomas da doença celíaca. Enquanto lactentes e crianças pequenas com doença celíaca tendem a ter problemas digestivos, os adultos são mais propensos a sofrer dores nos ossos e nas articulações, bem como a fadiga, depressão e as mulheres podem sentir falta de menstruação. A dor óssea experimentada por aqueles que têm doença celíaca pode estar ligada à perda de cálcio causada pela incapacidade de absorver adequadamente os nutrientes. De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, pacientes celíacos que experimentam dor óssea noturna podem estar sofrendo os efeitos da osteoporose devido à falta de cálcio. Para reverter esses sintomas, você terá que seguir uma dieta sem glúten.
Dieta sem glúten -
Se você tem doença celíaca, a única maneira de escapar dos sintomas, como dor óssea, é evitar todas as formas de glúten. O glúten é uma proteína em grãos e alimentos preparados com grãos. Para evitar os sintomas da doença celíaca, você deve evitar trigo, cevada, centeio, aveia comercial e grãos de cereais relacionados. A lista de alimentos que contêm glúten inclui muitos produtos, variando de cerveja a bolachas de comunhão. Se você é intolerante ao glúten, o seu médico pode fornecer um plano de dieta sem glúten que irá ajudá-lo a assumir o controle de sua condição e gerenciar seus sintomas de forma eficaz. Embora considerações aveia não são perigosas para pacientes celíacos, Dietistas do Canadá, explica que a aveia é muitas vezes contaminada por outros grãos que contêm glúten. Como resultado, a aveia pode causar sintomas para aqueles com doença celíaca. Aveia pura e não contaminada é segura para a maioria das pessoas com doença celíaca, embora uma pequena porcentagem de pacientes com doença celíaca possa não ser capaz de tolerá-los.