Sofrer dores de estômago depois de comer alimentos que contenham glúten pode ser o resultado de uma série de coisas. Às vezes, é uma indicação de intolerância ao glúten. Outras vezes, esses alimentos podem desencadear sintomas de condições digestivas, mas isso está mais relacionado a outras substâncias presentes na refeição. Pode até ser um efeito colateral da introdução de alimentos que não fazem parte de sua dieta normal. O diagnóstico adequado é essencial para aliviar os sintomas, por isso fale com o seu médico.
Intolerância ao glúten
A intolerância ao glúten é uma incapacidade do organismo de digerir o glúten. Toda vez que alguém com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten consome alimentos com essa proteína encontrada na maioria dos grãos, uma resposta imune é acionada. O corpo começa a reconhecer o glúten como um antígeno, causando a liberação de anticorpos para proteger o corpo da substância. Como resultado, você começa a sentir sintomas, incluindo dores de estômago. Nesta situação, você precisa cortar todos os alimentos que contenham glúten da sua dieta. Nenhum medicamento está disponível para neutralizar essa reação.
Síndrome do Cólon Irritável
Alimentos que contêm glúten, como trigo, cevada, bulgur, centeio e espelta, para citar alguns, também tendem a conter fibras, então você pode estar confundindo uma intolerância ao glúten com outra condição. Na síndrome do intestino irritável, a fibra alimentar geralmente melhora os sintomas, mas não quando se trata de dor, explica o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. De fato, a fibra pode aumentar a quantidade de gás intestinal, potencialmente piorando as cólicas abdominais e o desconforto associado à SII. Também pode levar a crises de diarréia. Nessa situação, gradualmente introduza alimentos que contenham fibras de volta à sua dieta para evitar os sintomas.
Seguindo a mesma linha do IBS, a doença inflamatória intestinal também pode levar a problemas com alimentos ricos em fibras. . A doença inflamatória intestinal é um agrupamento de doenças marcadas com algum nível de inflamação no cólon. Toda vez que você ingerir alimentos ricos em fibras, esse macronutriente pode aumentar o gás intestinal e provocar dor abdominal. Mais uma vez, você pode estar confundindo as dores de estômago, como resultado do glúten. Em vez disso, poderia ser a fibra. Tal como acontece com IBS, adicione fibra de volta à dieta lentamente. Intolerância ao glúten é muitas vezes esquecida no lugar de IBS e doença inflamatória intestinal. O gás é um sintoma comum da doença celíaca e intolerância ao glúten, de acordo com MedlinePlus.com. No entanto, o gás pode ser causado por uma série de outros problemas também. Alimentos ricos em fibras, particularmente quando não fazem parte de sua dieta normal, podem causar gases, inchaço e dor abdominal por conta própria. Isto é em grande parte devido ao processo digestivo da fibra, que se move através da maioria do seu trato gastrointestinal intacto. Uma vez que atinge o intestino grosso, as bactérias ajudam a quebrar a fibra, liberando gases que contribuem para a sensação de desconforto estomacal. Você pode não ter nenhuma condição associada ao glúten - ou fibra, para esse assunto.