Se você está evitando o glúten, é importante saber quais alimentos e aditivos alimentares são seguros. Você já deve saber que alguns amidos contêm glúten, mas e MSG ou glutamato monossódico? Pode parecer semelhante ao glúten, e algumas pessoas relatam reagir a alimentos que contêm MSG. Apesar disso, o glutamato monossódico é isento de glúten e é permitido em uma dieta livre de glúten.
glutamato monossódico
MSG é um realçador de sabor, e o MayoClinic.com observa que ele é adicionado aos alimentos enlatados, "like vegetables, soups, and meats.", 3, [[É considerado um aditivo alimentar seguro, de acordo com MayoClinic.com, mas algumas pessoas relatam reações adversas a ele. Embora soe como "glúten", o MSG não está relacionado à proteína encontrada nos produtos de trigo, cevada e centeio, aos quais as pessoas com doença celíaca são alérgicas. Também soa como "glutamato", que o Medline Plus descreve como um importante neurotransmissor. Mesmo que os nomes pareçam similares, quimicamente, eles são muito diferentes.
Comida chinesa, glutamato monossódico e glúten
A síndrome do restaurante chinês é descrita como uma "série de sintomas que algumas pessoas experimentam depois de comer comida chinesa". "Medline Plus. Os sintomas da síndrome do restaurante chinês incluem dor no peito, dormência na face ou no pescoço, rubor ou dor de cabeça. Acredita-se que o MSG seja a causa dos sintomas, mas estudos não conseguiram mostrar especificamente que o aditivo alimentar é a causa. MayoClinic.com observa que, apesar da falta de evidências, alguns indivíduos reagem a certos aditivos alimentares com mais sensibilidade do que o público em geral. Se você acredita que é sensível ao MSG, verifique com o restaurante se o alimento contém ou não MSG.
Mesmo que o MSG não contenha a proteína do glúten, alguns pratos chineses podem conter glúten porque o molho de soja é freqüentemente feito de trigo fermentado. Molho de soja regular não é permitido na dieta sem glúten, de acordo com o Gluten Intolerance Group.
Preocupações com a saúde sobre o MSG
O site do Centro de Ciência no Interesse Público lista MSG como um aditivo que certas pessoas devia evitar. Ele explica que "o uso do MSG permite que as empresas reduzam a quantidade de ingredientes reais" no processo de fabricação. Estudos cuidadosos, afirma, mostraram que certas pessoas são sensíveis a grandes quantidades de MSG e experimentam dor de cabeça, náusea, fraqueza e até mesmo alterações na frequência cardíaca. Os consumidores devem ler as embalagens dos alimentos e perguntar sobre os restaurantes para ver se o MSG está na comida.
Alergia ao glúten
Uma alergia ao glúten difere da sensibilidade do MSG porque uma pessoa com alergia ao glúten experimenta uma reação alérgica . Uma alergia ao glúten é uma doença auto-imune hereditária, chamada doença celíaca, que pode levar à desnutrição se não for tratada, de acordo com o Gluten Intolerance Group da América do Norte. Na doença celíaca, a ingestão de glúten causa inflamação e danos no intestino delgado. Os sintomas da doença celíaca são amplos e podem incluir problemas abdominais, dores de cabeça, fadiga, constipação, diarréia, osteoporose prematura e problemas de concentração. No entanto, algumas pessoas com doença celíaca não apresentam sintomas. O tratamento da doença celíaca é a eliminação do glúten na dieta, que pode permitir que o intestino delgado cure e melhore a saúde nutricional do paciente.
Dieta sem glúten